Águia

A águia é um animal solar e celestial, símbolo universal do poder, da força, da autoridade, da vitória e da proteção espiritual.

Aguia

Simbologia Espiritual e Mística da Águia

Muito ágil e habilidosa, essa ave guerreira e predadora, conhecida como a “rainha das aves”, está relacionada com os deuses e a realeza. Isso porque a perspicácia do seu olhar lhe permite fitar o sol diretamente, o que representa um símbolo da clarividência.

Por conta dos seus altos voos, essa ave é considerada uma mensageira divina, simbolizando o poder dos deuses e a superioridade espiritual.

Considerada um animal Psicopompo (do grego “psychopompós“, união das palavras psyché, que significa “alma”, e “pompós”, guia), sua função é guiar os seres vivos na transição do mundo terreno para o divino. Isso faz da águia uma ave mediadora entre os reinos divino e o espiritual.

Tal como a Fênix, que renasce das próprias cinzas, pode ser considerada um símbolo de regeneração espiritual.

Simbolismo da Águia em Diversas Culturas

Na Heráldica, a águia representa o pássaro dos reis e dos líderes, enquanto que no Cristianismo ela simboliza o poder e a inspiração das palavras de Deus.

Para os chineses, a águia simboliza a coragem, a força e a temeridade. Na cultura Celta, representa o símbolo do renascimento e da renovação, enquanto que para os egípcios é o símbolo da vida eterna.

Muitos países adotaram-na como símbolo da identidade nacional, como é o caso da Alemanha e dos Estados Unidos. Além disso, essa ave imponente foi escolhida como símbolo dos impérios Romano, Santo Império medieval, Russo e Austríaco.

Aguia

Anverso do Grande Selo dos Estados Unidos, brasão nacional.

A águia é também um símbolo nazista. Saiba mais!

Simbologia da Águia de Cabeça Dupla

Aguia

Antigo símbolo solar, utilizada nas heráldicas e nos brasões, a águia de duas cabeças representa os impérios de Roma (ocidentais e orientais). Uma cabeça está voltada para Roma, a oeste, enquanto a outra está para Bizâncio, a leste.

Nas antigas civilizações da Ásia Menor, a águia bicéfala representava o símbolo do poder supremo.

Leia também Sol.

Simbolismo da Águia nas Mitologias

Na mitologia grega, a águia está associada a Zeus (Júpiter), o deus maior do Olimpo. Na mitologia germânica, é uma referência a Wotan, o deus maior do Válhalla. No mito cristão, a águia é um símbolo de São João, e para Jung, um símbolo do pai.

Além disso, era emblema do deus romano do Sol, Sol Invictus, e representava o imperador.

Representação da Águia na Alquimia

Na alquimia, a águia simboliza a transmutação do metal vil em ouro, ou seja, a transformação da substância impura em substância pura. Assim, para os alquimistas, essa ave mítica, associada aos elementos ar e mercúrio, simboliza a renovação, o nascimento.

A Águia nas Tatuagens

Normalmente tatuada pelo sexo masculino, com um aspecto realístico e de grandeza, a águia simboliza poder, imponência, força, autoridade, vitória e conexão com o espiritual.

Aguia

As pessoas amam esse animal não só pela sua beleza, mas também pela sua elegância, por ser a ave superior. Por conta disso, ela é tão presente em diversas tatuagens.

Leia mais:

Tatuagens Significados Águia


Águia

Fique Sabendo?


Onde dói mais e menos Tatuar?

Para ficar com uma ideia da sensibilidade das diferentes zonas do seu corpo que pode estar a contemplar tatuar, faça esta experiência: belisque a zona superior do braço e depois a parte de cima do pé. Dói mais no pé, não é verdade? Regra geral, as zonas com mais músculo e/ou gordura doem bastante menos do que aquelas partes do corpo com uma alta concentração de nervos, com ossos apenas e ainda algumas zonas erógenas.


Por que seguir as normas da Anvisa?

Muitos tatuadores acreditam que as normas de regulamentação são apenas uma burocracia chata e sem fundamento. No entanto, ela é essencial para a segurança do tatuador e do tatuado, pois evita acidentes e contaminações.

Além disso, saber que seu estúdio apresenta condições sanitárias em ordem é um aspecto decisivo para o cliente optar por seu trabalho. Veja os principais pontos positivos de seguir as regras estipuladas pela Anvisa


Pode tomar remédio depois de fazer tatuagem?

Não existem evidências na literatura de que o uso de antibióticos após a realização de possa alterar a cor ou algo do tipo. Inclusive, caso haja infecção decorrente da , é indicada antibioticoterapia.

As pessoas também perguntam por: Fiz micropigmentação e esqueci disso! E tomei remédio! É perigoso …


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.