Ar

O ar é um dos quatro elementos, representa o mundo intermediário entre o céu e a terra, sendo ativo e masculino, segundo as cosmogonias tradicionais. O fogo também é um elemento ativo e masculino, já a terra e a água são passivas e femininas.

Tem associação com o vento e o sopro, simbolizando espiritualidade, purificação, respiração, sexualidade, mudança e liberdade.

Ar

Elemento Ar: Significados

Como um símbolo da alquimia ele é representado como um triângulo que aponta para cima e é dividido por uma linha horizontal. É considerado quente e úmido e simboliza o sopro da vida.

Ar

Leia mais: Símbolos da Alquimia

Para algumas tribos nativo americanas, os quatro elementos são a grande força primária da criação, com o elemento ar simbolizando a vida.

O componente ar, segundo São Martinho, é um símbolo sensível da vida invisível, um motor universal e um purificador.

O ar (através do vento) é responsável pela polinização anemofilia nas plantas, por isso é considerado um símbolo de sexualidade também.

É um elemento que o ser humano não é capaz de ver, mas que o cerca. Ele representa mudança na sabedoria popular, é comum se ouvir a frase: que tal uma mudança de ares? Ou seja, mudar para se ter bem-estar.

Ar

No esoterismo ismaelita, o ar é o princípio da composição e da frutificação, o intermediário entre o fogo e a água.

Simbolismo do Ar no Hinduísmo: O Deus dos Ventos Vayu

Vayu é uma divindade primária importante dos Vedas (escrituras sagradas hindus) que representa o sopro vital, o vento, o ar, a respiração e a purificação.

Ele possui uma gazela como montaria, simbolizando rapidez, além de ser descrito como o lutador, o destruidor, o poderoso e o heroico.

Ar

Vayu em sua montaria, a gazela”

Em uma das histórias é contado que ele entra em disputa com outras cinco divindades que controlam as funções vitais com a finalidade de saber qual delas é a maior. Uma a uma vai deixando o corpo do homem e mesmo prejudicado, ele continua vivo.

Já quando chega a vez de Vayu, ele consegue retirar todas as outras divindades do corpo do homem, demonstrando que ele é o suporte essencial à vida.

Deuses Gregos do Vento

Na mitologia grega o deus do vento Éolo é guardião dos ventos direcionais: Bóreas (vento do norte), Euro (vento do leste), Zéfiro (vento do oeste) e Notos (vento do sul). Eles são mostrados como homens com asas e com bochechas cheias de ar.

Éolo

Éolo representa poder, velocidade e agilidade, mantendo os ventos em uma gruta na sua ilha Eólia, onde os domina.

Ar

Bóreas

Bóreas é o deus do vento frio do norte, possui uma personalidade agressiva e é responsável pelo inverno. Zéfiro é o mensageiro da primavera, o vento mais suave e frutificante.

Notos é responsável pelas tempestades do final do verão e outono, traz nevoeiro e chuva. Euro é responsável por trazer calor e chuva do leste.

Ar

No quadro ”O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli, percebe-se no lado esquerdo da pintura o vento do oeste Zéfiro e Aura, que é considerada a personificação da leve brisa. Os dois tem a função de empurrar a concha da deusa Vênus para a costa.

Simbologia do Ar na Mitologia Japonesa: Fujin

Fujin é o deus japonês dos ventos e uma das primeiras divindades xintoístas. O Japão apresenta um histórico de grandes tempestades e tufões, por conta disso esse deus é temido pelas pessoas, mas ao mesmo tempo, é respeitado.

No Japão, não há uma linha dividindo bons e maus deuses, acredita-se que as divindades fazem coisas boas e também podem ser desobedientes.

Ar

”O Deus dos Ventos Fujin, século 17”

Fujin é representado como um humano de pele vermelha, vestindo uma pele de leopardo, que carrega um grande saco de ventos nos ombros.

Ele possui uma aparência desgrenhada e é quase sempre apresentado ao lado de Rajin (Deus do raio, trovão e tempestade). Os dois simbolizam proteção e tem ligação à natureza e ao sagrado.

Simbolismo do Ar na Cultura Chinesa

Na cultura tradicional chinesa existe um elemento que é chamado de Qi (ou k’i), que é uma força vital que faz parte de qualquer entidade viva. Sua tradução é ‘’ar’’, ‘’força vital’’ ou ‘’fluxo de energia’’.

Ele é um princípio básico da medicina tradicional e artes marciais chinesas. O Qi representa energia essencial, que deve ser trabalhado para se ter equilíbrio e boa saúde.

Gostou do artigo? Talvez você também possa se interessar por esses temas:

Tatuagens Significados Ar


Ar

Fique Sabendo?


Quais registros meu estabelecimento deve ter para funcionar?

Os estabelecimentos que pretendam comercializar produtos para tatuagem, como as tintas, máquinas, agulhas e recipientes para pigmentos, devem possuir Licença de Funcionamento Sanitária emitida pela COVISA, como comércios atacadistas de produtos para saúde.

Os requisitos de área física e documentais necessários para esta atividade encontram-se no site da COVISA, clique aqui para acessar.

Estes estabelecimentos devem dispor também de Autorização de Funcionamento de Empresa – AFE emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, conforme instruções da Resolução RDC 16 de 01/04/2014.


Vender produtos de tatuagem o estabelecimento precisa ter licenças sanitárias?

Os estabelecimentos que comercializem produtos para tatuagem, tais como tintas, máquinas, batoques, etc, devem possuir licença de funcionamento sanitária para exercer as atividades de armazenamento e distribuição de produtos para saúde ou até mesmo importação.

Os estúdios de tatuagem não podem comercializar esses produtos apenas com a licença que possuem para o serviço de tatuagem, devendo obter uma licença específica para a realização do comércio


Qual a forma correta de proceder o fracionamento da tinta, antes da utilização?

Com a utilização de batoques com registro na ANVISA. Ressaltamos que as sobras de tinta devem ser desprezadas no recipiente de lixo infectante.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.