Arraia Maori

Arraia MaoriNa cultura Maori, a Arraia simboliza a sabedoria e a proteção; todavia, esse animal aquático também pode simbolizar o perigo, visto que possui um ataque certeiro e fatal com sua cauda composta de um agulhão venenoso. Vale lembrar um adágio popular dos Maoris que alerta: “Sábio é o homem que deixa a arraia em paz”.

Cultura Maori

A cultura maori, representa as tradições, crenças, modos de fazer dos povos nativos da Nova Zelândia, ou seja, os índios (‘tangata whenua‘, na língua Maori significa o ‘povo da terra’) que habitavam o país, antes da chegada dos colonizadores.

Para tanto, os animais eram considerados, muitas vezes, sagrados e, com isso, faziam parte da simbologia da cultura Maori, sejam nos rituais, sejam no processo de tatuar o corpo, tão simbólico nessa cultura, uma vez que simbolizava a posição social, a nobreza, a sabedoria, a habilidade, o conhecimento, bem como a experiência pessoal. Dessa forma, quanto mais tatuado o corpo e a cabeça de um guerreiro, mais nobre ele seria.

Leia também:

Tatuagens Significados Arraia Maori


Arraia Maori

Fique Sabendo?


O que os psicólogos dizem sobre tatuagens?

Pode ser uma forma de defesa, de pertencimento a um grupo, de reforçar o que pensam sobre algum assunto ou pessoa. O fato é que elas querem chamar atenção para si. Outras pessoas se tatuam nos momentos de muita angústia e sofrimento pessoal. Ainda na abordagem psicológica a é um refúgio inconsciente.

As pessoas também perguntam por: Psicólogo explica porque a tatuagem vai além de um significado ou …


Se eu abro uma MEI e tenho CNPJ não significa que estou cadastrado nos órgãos sanitários?

Não, a abertura de uma MEI ou o fato de se ter um CNPJ significa apenas que o Estúdio de Tatuagem se regularizou perante a Receita Federal. No entanto, para que os serviços de tatuagem, piercing e maquiagem definitiva possam funcionar, estes devem estar regularizados junto a Vigilância Sanitária.

No município de São Paulo, a Licença de Funcionamento Sanitária, segue as determinações da Portaria SMS.G nº. 2215/2016 (regulamenta o CMVS e a concessão da Licença de Funcionamento Sanitária).


O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?

O objetivo da utilização de EPI durante os procedimentos de tatuagem e colocação de piercing envolve a proteção do profissional contra a exposição de sangue e secreções do cliente.

Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.

Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.

A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.