Arraia Maori

Arraia MaoriNa cultura Maori, a Arraia simboliza a sabedoria e a proteção; todavia, esse animal aquático também pode simbolizar o perigo, visto que possui um ataque certeiro e fatal com sua cauda composta de um agulhão venenoso. Vale lembrar um adágio popular dos Maoris que alerta: “Sábio é o homem que deixa a arraia em paz”.

Cultura Maori

A cultura maori, representa as tradições, crenças, modos de fazer dos povos nativos da Nova Zelândia, ou seja, os índios (‘tangata whenua‘, na língua Maori significa o ‘povo da terra’) que habitavam o país, antes da chegada dos colonizadores.

Para tanto, os animais eram considerados, muitas vezes, sagrados e, com isso, faziam parte da simbologia da cultura Maori, sejam nos rituais, sejam no processo de tatuar o corpo, tão simbólico nessa cultura, uma vez que simbolizava a posição social, a nobreza, a sabedoria, a habilidade, o conhecimento, bem como a experiência pessoal. Dessa forma, quanto mais tatuado o corpo e a cabeça de um guerreiro, mais nobre ele seria.

Leia também:

Tatuagens Significados Arraia Maori


Arraia Maori

Fique Sabendo?


O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?

O objetivo da utilização de EPI durante os procedimentos de tatuagem e colocação de piercing envolve a proteção do profissional contra a exposição de sangue e secreções do cliente.

Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.

Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.

A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.


Esterilização e descarte de materiais

Para realizar esse processo, é requisito dispor de uma área destinada apenas à esterilização e assepsia dos materiais. Os jatos, pinças e peças da máquina de tatuagem precisam ser higienizados em autoclave. Após a limpeza, devem permanecer lacrados e serem abertos apenas na presença do cliente.

Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. É vedada a reutilização desses materiais. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhido para sua incineração.


Estrutura do espaço

A estrutura do espaço deve ser pensada de maneira a garantir higiene ao local, para que não haja contaminação da tatuagem. Por isso, algumas normas devem ser respeitadas ao criar o ambiente de atendimento, como a instalação em estabelecimento apropriado, não estando permitido que o estúdio seja ao ar livre, em residência, ambiente insalubre ou em locais públicos.

A sala de atendimento deve ser individual. E, se houver atendimentos simultâneos, o espaço entre eles deve ser de, no mínimo, um metro. A sala de recepção deve ser compatível com o número de clientes que ficam em espera.

Já a área de procedimentos deve conter pia com bancada e água corrente, bancada de higienização dos materiais e local para guardar os equipamentos higienizados, que seja fechado, limpo e livre de umidade. É preciso, ainda, que haja um depósito para materiais de limpeza.

Além disso, a estrutura em geral deve ser limpa, livre de umidade e higienizada corretamente, com superfícies lisas e laváveis.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.