Balança

A balança simboliza a justiça, o direito, o equilíbrio, a prudência e o comportamento correto. O termo balança, do latim, é formado pelas palavras bis (dois) e linx (prato) que significa “instrumento de dois pratos”.

Balanca

Balança da Justiça

A balança representa a pesagem das ações e a aplicação equilibrada da lei. É o principal instrumento carregado pela deusa grega Têmis – a deusa da justiça – que, além da balança que leva na mão esquerda, é representada com os olhos vendados, com o objetivo de demonstrar sua imparcialidade.

Alguma vezes a deusa aparece, ainda, com uma espada na outra mão, referência de poder e de rigor.

Na iconografia cristã, por sua vez, São Miguel – o arcanjo do julgamento – é o juiz dos mortos na medida em que pesa as almas numa balança perfeitamente equilibrada. Com isso, a balança, mais uma vez, mede o comportamento correto das pessoas.

Que tal conhecer mais Símbolos da Justiça?

Símbolo do Direito

O símbolo do curso de Direito é representado por uma balança, uma vez que simboliza a justiça e as leis, que por sua vez, apontam para o tema do equilíbrio.

Saiba mais em Símbolo do Direito.

Zodíaco

Balanca

Na Astrologia, pessoas nascidas entre o dia 24 de setembro e 23 de outubro são regidas pelo signo de libra, representado pela balança. Associado à deusa Têmis, as pessoas desse signo costumam têm a tendência de ser mais ponderadas e, durante a vida, o seu lema é a busca pela justiça.

Tatuagens Significados Balança


Balança

Fique Sabendo?


Conheça as normas da Anvisa para estúdios de tatuagem

A tatuagem é uma forma de estilizar o corpo e marcar algo importante na sua pele. Atualmente, é muito procurada por jovens e está ganhando mais adeptos do público de mais idade, sendo um mercado promissor.

Assim, os estúdios recebem cada vez mais clientes interessados em se tatuar. No entanto, para assegurar ao público as boas condições de funcionamento, é necessário seguir as normas da Anvisa, que regulamentam esses espaços.

Quer saber quais são essas normas? Fique conosco e vamos esclarecer tudo sobre o assunto!


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Quais métodos devem ser utilizados para esterilização de materiais não descartáveis?

Para a esterilização de materiais não descartáveis, o serviço deve seguir o orientado pelo Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde/MS


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.