Berço

BercoO berço simboliza o útero, o seio materno, embora às vezes apareça simbolizando uma viagem. Além disso, esse móvel caracterizado como primeiro local de descanso dos sonhos de uma criança, pode simbolizar o começo, o início, o nascimento, a aurora, a luz.

Etimologia da Palavra

A termo “berço” vem do latim “bertium”, que significa “sacudir com força”.

História do Berço

Os egípcios já pensavam no mobiliário de crianças e, por isso já construíam berços, porém o acesso a esses bens materiais eram somente luxo dos faraós. Diz que “tem berço” aquele que veio de família nobre. Da mesma maneira, “quem nasceu em berço de ouro” significa uma criança de linhagem nobre, família aristocrática e abastada.

Assim, o berço, uma cama destinada para bebês de pequeno tamanho e com bordas laterais para evitar sua fuga, é o primeiro local onde a criança é colocada depois de nascer donde passa alguns anos dormindo nele. Note que, segundo esse aspecto, o berço simboliza o útero materno, local de conforto e embalo do sono sendo portanto, considerado um ambiente carinhoso, aconchegante, seguro e cuidadoso.

Pensemos assim, na manjedoura de Jesus, que tornou-se símbolo cristão, foi o berço feito de madeira para acolher a criança sagrada depois de seu nascimento: o menino Jesus. Em algumas culturas, o berço figura um cesto, muitas vezes feitos com fibras vegetais para carregar as crianças e muitas vezes deixá-las tranquilas.

Leia também Símbolos da Família.

Tatuagens Significados Berço


Berço

Fique Sabendo?


Como ocorre a transmissão do vírus da Hepatite B e C?

As Hepatite B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado presente em objetos que são compartilhados como: agulhas, alicates de cutícula, aparelhos de barbear. O uso de material não descartável ou não esterilizado adequadamente na colocação de piercings, realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos e odontológicos também pode transmitir Hepatite B e C. A Hepatite B é também uma infecção sexualmente transmissível (IST). As Hepatites B e C também podem ser transmitidas da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto, o que chamamos de Transmissão Vertical.


Tipos de Micropigmentação

Existem dois tipos de micropigmentação indicados para diferentes casos, que incluem:

Sombreamento: indicado para casos onde quase não existem fios na sobrancelha, sendo necessário desenhar e cobrir toda a extensão da sobrancelha;

Fio a Fio: este tipo de micropigmentação é mais indicado para os casos onde existem fios nas sobrancelhas, sendo apenas necessário melhorar o seu contorno, evidenciar o seu arco ou tapar falhas.

O tipo de micropigmentação a utilizar deve ser indicado pelo profissional que faz o tratamento, assim como deve ser avaliada qual a cor indicada e mais natural.


Com o passar do tempo a Tinta muda de cor?

A tinta escolhida para realizar a micropigmentação deve sempre ter em consideração a cor da pele, dos fios da sobrancelha e a cor do cabelo, pelo que se for escolhida corretamente esta irá apenas clarear e desvanecer com o passar do tempo.

É esperado que quando um pigmento é aplicado sobre a pele ele mude ligeiramente de cor, tornando-se um pouco mais escuro nos meses seguintes à aplicação e mais claro com o passar do tempo.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.