Camaleão

CamaleaoO camaleão simboliza mudança, flexibilidade, capacidade de adaptação e evolução pessoal. A simbologia do camaleão passa da ordem ética e psicológica para a ordem cósmica, indicando o deslocamento dos centros de interesse e observação.

Simbologias de camaleão

O camaleão é um tipo de lagarto que tem a a habilidade especial de mudar de cor para se camuflar em seu meio ambiente e se proteger dos predadores. O camaleão possui também um língua longa e rápida e dois olhos que se movem de modo independente um do outro.

O nome camaleão deriva do grego Chamai (no chão) e Leon (leão), significando leão do chão.

De acordo com a tradição, o camaleão surgiu quando a Terra ainda não tinha se separado das suas águas primordiais, sendo uma dos primeiros seres a povoar a Terra.

De acordo com a tradição, o camaleão foi encarregado de informar aos deuses de que o homem seria imortal. No entanto, o seu lento caminhar e a sua aparente preguiça, fizeram-no chegar depois do lagarto, que levava a palavra de morte dos homens. Assim, o caminhar do camaleão representa a preguiça e leviandade que fez o homem um mortal. O camaleão carrega em si a bipolaridade diurna e noturna, e reúne poderes e fracassos.

A palavra camaleão é comumente usada para se referir a pessoas que passam por alterações frequentes de humor, de comportamento ou de opinião, podendo ser caracterizadas como volúveis ou maleáveis. O termo pode ter um sentido pejorativo, mas também positivo ao conotar flexibilidade ou, no caso dos atores, da boa capacidade de interpretar e “vestir uma nova pele”.

Veja também a simbologia de Salamandra.

Tatuagens Significados Camaleão


Camaleão

Fique Sabendo?


O que comer para acelerar a cicatrização

Para acelerar o processo de cicatrização da pele, deve-se consumir alimentos ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, como o ômega-3. Dentre os alimentos mais antioxidantes estão: tomate, frutas vermelhas, frutas cítricas como laranja e acerola, e ervas como alho, cebola e açafrão.


Como evitar que a tatuagem inflame

Para isso, o cuidado mais importante deve ser pensado antes mesmo de iniciar a tatuagem, e consiste em escolher um local certificado e com boas condições de higiene, já que, se o material estiver sujo ou contaminado, é quase certo de que irá surgir algum tipo de complicação, além de haver um risco muito elevado de pegar outras doenças graves como hepatite ou até HIV.

A inflamação da pele é um processo natural que vai acontecer na maior parte das tatuagem, já que é a forma que a pele tem para reagir às lesões causadas pela agulha e cicatrizar.

No entanto, podem ser evitadas as complicações que levam a que essa inflamação se mantenha por mais tempo ou que volte a a surgir, como a infecção e a alergia.


Esterilização e descarte de materiais

Para realizar esse processo, é requisito dispor de uma área destinada apenas à esterilização e assepsia dos materiais. Os jatos, pinças e peças da máquina de tatuagem precisam ser higienizados em autoclave. Após a limpeza, devem permanecer lacrados e serem abertos apenas na presença do cliente.

Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. É vedada a reutilização desses materiais. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhido para sua incineração.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.