Cruz Ansata
A Cruz Ansata, conhecida também pelo nome Ankh ou “a chave da vida“, “cruz da vida“, é um dos símbolos mais populares do Egito Antigo, sendo adaptada para diversas outras religiões, como, por exemplo, a cristã.
Como um símbolo da vida eterna, representa proteção, conhecimento, fertilidade, iluminação e a chave que conecta o mundo dos vivos com o mundo dos mortos.

Simbolismo da Ankh na civilização egípcia
A origem desse símbolo é incerta e apresenta diversas teorias, o certo é que ele é um hieróglifo egípcio que significa “vida” ou “sopro da vida”.
A primeira teoria diz que a cruz ansata surgiu a partir da tira de uma sandália, com a alça superior ao redor do tornozelo. Até pelo fato dos egípcios usarem esse adereço diariamente.
Outra possibilidade é que ele teve origem a partir de outra figura egípcia, o tyet, chamado de “fivela da deusa Ísis”.
Ísis era a deusa egípcia da fertilidade e da maternidade, responsável por acompanhar os mortos para o além vida, devido a isso, tanto a ankh quanto o tyet remetem à fertilidade.

É importante destacar que a associação do símbolo ankh com o simbolismo da cruz ou mesmo da cruz tau só veio a tona depois da ascensão do cristianismo no Egito.
Era dito que a parte oval do desenho representava Ísis ou o feminino e a parte debaixo, simbolizando a cruz tau, remetia ao Santo Antônio do Egito (um eremita cristão) e ao masculino.

Os egípcios antigos acreditavam que a ankh era uma espécie de chave para os portões da morte ou do reino dos mortos, até mesmo por pensarem que a vida após a morte era tão importante quanto a vida terrena.
O símbolo aparece em muitas pinturas, inscrições de tumbas, amuletos, com a deusa Ísis, os deuses Seth e Anúbis, entre outros. Ele é uma espécie de talismã para proteção, usado pelos egípcios.


A ankh também foi associada ao espelho, pois os egípcios acreditavam que este objeto possuía propriedades mágicas e que a vida terrestre era uma espécie de espelho da vida após a morte.
Você pode conferir mais informações sobre a deusa Ísis.
A Cruz Ansata no cristianismo
Com a ascensão do cristianismo no Egito, muitos cristãos coptas associaram a cruz ansata ao renascimento e à vida após a morte.
Ela simboliza a promessa de vida eterna feita por Jesus Cristo ao se sacrificar pela humanidade, representando também a imortalidade.
Simbologia da Ankh na wicca, na alquimia e no ocultismo
Na religião Wicca, ela é utilizada como um amuleto que simboliza imortalidade, proteção, fertilidade e reencarnação. Também é empregada em rituais e cerimônias, como, por exemplo, contra a negatividade e para atrair riquezas.
Na alquimia e no ocultismo, a cruz ansata é usada para representar o caminho da vida, simbolizando a transformação.
Tatuagem de Cruz Ansata


Esse símbolo é muito comum em tatuagens, principalmente feito por aqueles que adoram a cultura do Egito Antigo.
A ankh simboliza a chave da vida, o renascimento e a imortalidade. É um amuleto que era utilizado para a proteção e que pode ser marcado na pele por quem se identificar com o significado.
Normalmente ela é tatuada no braço ou na perna e pode vir acompanhada de outros símbolos, como, por exemplo, o Olho de Hórus.
Leia também:
Tatuagens Significados Cruz Ansata
Cruz Ansata
Fique Sabendo?
Como é feita a tatuagem?
As pessoas também perguntam por: Como são feitas as tatuagens? – Brasil Escola
Profissionais que trabalham informalmente em suas residências, os procedimentos de higiene são os mesmos?
Portanto, para que o profissional possa proceder com a aplicação de tatuagem e piercing no ambiente domiciliar, é necessário que a estrutura e os procedimentos realizados sigam todas as medidas de controle de risco e de infecção descritas pela Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.
Mesmo nesses casos é necessária a solicitação de Licença de Funcionamento Sanitária, o CMVS, como MEI, devendo ser franqueado/ autorizado o acesso das Autoridades Sanitárias, nos casos de inspeção sanitária para liberação da licença
Conheça as normas da Anvisa para estúdios de tatuagem
Assim, os estúdios recebem cada vez mais clientes interessados em se tatuar. No entanto, para assegurar ao público as boas condições de funcionamento, é necessário seguir as normas da Anvisa, que regulamentam esses espaços.
Quer saber quais são essas normas? Fique conosco e vamos esclarecer tudo sobre o assunto!