Cruz do Enxofre

A construção da simbologia da Cruz do Enxofre ou Cruz de Leviatã possui mais de uma representação. As duas barras no topo da cruz simbolizam uma dupla proteção e o equilíbrio entre o masculino e o feminino. A parte inferior mostra o símbolo do infinito, o qual simboliza eternidade, equilíbrio entre o material e o espiritual. Outra representação para a parte inferior é que o infinito se transforma em dois ouroboros, os quais representam o ciclo da vida.

Cruz Do Enxofre

Saiba mais sobre Ourobouros

Simbolismo da Cruz do Enxofre na Alquimia

Esse símbolo é comumente atribuído, em primeira instância, ao satanismo, porém foi usado pelos alquimistas europeus como representação do elemento Enxofre (Brimstone), o qual simboliza o masculino e a alma humana. Junto ao Mercúrio (Quicksilver ou Hydrargyrum) e ao Sal representava a Tria Prima da alquimia.

Existiram diversos símbolos para representar o enxofre na alquimia, mas um dos mais comuns e até mais conhecido é o triângulo de fogo por cima da Cruz Grega.

Cruz Do Enxofre

Simbologia do Enxofre na Bíblia

Por conta das propriedades do enxofre, quando queima apresenta uma chama azul clara e um odor muito forte, além de estar presente em áreas vulcânicas, foi associado na Bíblia ao Satã, simbolizando culpa e punição. Foi por conta desses fatores que Sodoma e Gomorra foram destruídas por Deus com fogo e enxofre, pois os habitantes praticavam atos imorais.

Simbolismo da Cruz de Leviatã no Satanismo

A cruz de Leviatã passou a ser associada ao satanismo tanto por historicamente e biblicamente o enxofre ter ligação com o demônio, quanto pelo fato de nos anos 60 o satanista Anton LaVey ter fundado a Igreja de Satã e ter posto o símbolo junto com as nove declarações satânicas da Bíblia Satânica, o tornando uma das figuras principais deste culto. Algumas atribuições desse grupo associa a cruz como sendo um símbolo fálico.

Inspiração da parte superior da Cruz do Enxofre

Um outro simbolismo para a parte superior da cruz é que ela foi inspirada na Cruz de Lorena que era usada na Idade Média pelos Cavaleiros Templários e possuía dois traços horizontais. O propósito do uso dessa cruz era para espalhar o cristianismo e ela simboliza bondade.

Cruz Do Enxofre

Gostou do artigo? Recomendamos outros na lista seguinte:

Tatuagens Significados Cruz do Enxofre


Cruz do Enxofre

Fique Sabendo?


Cuidados com a sua tatuagem

Passado um mês de cicatrização – algumas pessoas podem necessitar de mais tempo – assegure-se que aplica bastante protetor solar na sua tatuagem sempre que estiver ao sol, de forma a evitar o esmorecimento da tatuagem.

Ao primeiro sinal de infecção ou reação alérgica, consulte de imediato um médico.


Qual a forma correta de armazenar os materiais utilizados nos procedimentos?

Os produtos, artigos e materiais destinados à execução de procedimentos devem ser acondicionados em armários exclusivos, limpos, sem umidade e mantidos fechados. O armazenamento do material esterilizado deve ser feito em local separado, limpo e seco, a fim de que as embalagens permaneçam íntegras.


Tatuagem inflamada: porque acontece e o que fazer

A tatuagem inflamada geralmente leva ao surgimento de sinais como vermelhidão, inchaço e dor no local da pele onde foi feita, gerando desconforto e preocupação de que possa ser sinal de algo grave.

No entanto, é normal que a tatuagem fique inflamada nos primeiros 3 a 4 dias, já que é uma reação natural da pele ao tipo de lesão que foi causada pela agulha, sem ser indicação de algo mais grave como alergia ou infecção.

Assim, é muito importante começar com os cuidados adequados logo depois que se termina de fazer a tatuagem, para diminuir a irritação da pele e garantir que não surgem outras complicações.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.