Cruz Huguenote

Cruz HuguenoteA cruz huguenote é um símbolo cristão, mas é um símbolo de fé da igreja reformada e do protestantismo francês. Os calvinistas franceses eram chamados de huguenotes pelos seus rivais católicos durante a Idade Média. A origem do nome desta cruz pode vir do antagonismo entre os protestantes franceses e os católicos.

A cruz huguenote faz parte da iconografia protestante.

Simbologia de Huguenote

A cruz huguenote é um símbolo do cristianismo, mas que demarca um momento de reforma da fé cristão durante a Idade Média na França, e que depois se expandiu para outras regiões.

A cruz huguenote é também um símbolo dos seguidores de Pedro Valdo, um comerciante francês que viveu durante o século XIII, e que encomendou uma tradução para o francês da bíblia, tendo começado a pregar sem exercer o sacerdócio. Pedro Valdo defendia o direito de que todos os fiéis pudessem ler a bíblia no seu próprio idioma. Os seguidores de Pedro Valdo eram chamados valdenses e juntaram-se, posteriormente, ao movimento protestante.

A estrutura da cruz huguenote assemelha-se à estrutura da cruz de malta, porém possui a imagem de uma pomba na parte inferior, que representa o espírito santo.

Veja também simbologia de Cruz.

Tatuagens Significados Cruz Huguenote


Cruz Huguenote

Fique Sabendo?


Fez tatuagem e morreu?

Homem por contrair bactéria no mar através de recente. … No caso do rapaz, a bactéria chamada vibrio vulnificus, que vive no ambiente marinho, entrou em seu organismo através da que tinha sido feita em sua perna há menos de uma semana, quando ele nadava em uma praia no Golfo do México.

As pessoas também perguntam por: Homem morre após contrair bactéria no mar por meio de tatuagem recente


O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?

O objetivo da utilização de EPI durante os procedimentos de tatuagem e colocação de piercing envolve a proteção do profissional contra a exposição de sangue e secreções do cliente.

Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.

Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.

A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.


Por que os profissionais de tatuagem e piercing devem usar o EPI como máscara, avental e luvas?

A aplicação de tatuagem e piercing consiste na pigmentação e perfuração da pele, com resultado permanente, ou seja, rompe barreiras naturais e traz riscos biológicos (infecção por descontinuidade da pele), para o cliente, e para o profissional que pode entrar em contato com o sangue do cliente.

Portanto, os equipamentos de proteção individual-EPI descartáveis são grandes aliados à saúde, pois podem proteger contra esses riscos e prevenir danos à saúde. São eles: avental, luvas, máscaras e óculos de proteção.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.