Disco voador

Disco VoadorA expressão “disco voador” surgiu em 1947 com o piloto norte-americano Kenneth Arnold, que afirmou ter sido perseguido por naves que tinham o formato de pires, o mesmo que saurcers, em inglês.

De acordo com o psicanalista Carl Jung (1875-1961) o disco voador é fruto da alucinação das pessoas e surgem em períodos críticos ou tensos a nível coletivo, não individual. Seria uma forma de conforto pessoal, visto que no seu inconsciente as pessoas acreditariam que seriam salvas por seres desconhecidos, os extra-terrestres.

Por esse motivo, no que respeita à simbologia, depreende-se que o disco voador é uma referência ao inconsciente, um desejo involuntário de salvação ou resgate.

O disco voador, segundo muitas pessoas acreditam, é uma nave espacial originárias de outros planetas onde é possível que exista presença de vida inteligente.

A existência dos discos voadores não é cientificamente comprovada, acreditando-se que os casos de aparições de óvnis (objetos voadores não identificados) sejam, na verdade, resultado de fenômenos meteorológicos.

Tatuagens Significados Disco voador


Disco voador

Fique Sabendo?


Tatuagem inflamada: porque acontece e o que fazer

A tatuagem inflamada geralmente leva ao surgimento de sinais como vermelhidão, inchaço e dor no local da pele onde foi feita, gerando desconforto e preocupação de que possa ser sinal de algo grave.

No entanto, é normal que a tatuagem fique inflamada nos primeiros 3 a 4 dias, já que é uma reação natural da pele ao tipo de lesão que foi causada pela agulha, sem ser indicação de algo mais grave como alergia ou infecção.

Assim, é muito importante começar com os cuidados adequados logo depois que se termina de fazer a tatuagem, para diminuir a irritação da pele e garantir que não surgem outras complicações.


Vender produtos de tatuagem o estabelecimento precisa ter licenças sanitárias?

Os estabelecimentos que comercializem produtos para tatuagem, tais como tintas, máquinas, batoques, etc, devem possuir licença de funcionamento sanitária para exercer as atividades de armazenamento e distribuição de produtos para saúde ou até mesmo importação.

Os estúdios de tatuagem não podem comercializar esses produtos apenas com a licença que possuem para o serviço de tatuagem, devendo obter uma licença específica para a realização do comércio


Cadastro de clientes

O cadastro de clientes é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança do tatuado em longo prazo. Ele permite consulta em algum caso que necessite das informações do que foi feito ao longo do procedimento.

Existem exigências acerca do que deve conter o cadastro. Elas são:

dados de identificação do cliente: nome, telefone, endereço, data de nascimento e número do documento;
dados do procedimento: data de realização, local do corpo, reações adversas ocorridas e nome do profissional que executou a tatuagem.
informações sobre os produtos utilizados: nome do produto, lote, fabricante, data de fabricação e validade, número de registro da Anvisa, data de abertura do frasco;
termo de consentimento da tatuagem assinado pelo cliente;
para menores de idade, autorização por escrito dos responsáveis consentindo a tatuagem. No documento, devem estar anexadas a cópia da carteira de identidade do responsável e a cópia do documento de identificação ou certidão de nascimento do menor.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.