Ébano

Ebano

O ébano simboliza nobreza e, principalmente, resistência. Além da simbologia positiva que carrega, o ébano também pode representar as trevas.

Trata-se de uma árvore da família das ebenáceas, do gênero Diospyros, cuja madeira é nobre, escura, pesada e muito resistente.

Muito utilizada para fazer instrumentos musicais, antigamente acreditava-se que o ébano podia proteger as pessoas do medo. Por esse motivo, para afastar esse sentimento das crianças, havia uma preferência por essa madeira na fabricação dos berços.

Deuses

O rei dos infernos na mitologia romana, Plutão, sentava-se em um trono de ébano, e por isso, a simbologia do ébano também estaria associada ao inferno, à passagem pelas trevas.

Da mesma forma, o deus Hades, correlato grego de Plutão, era simbolizado carregando uma coroa de ébano na cabeça.

É comum as pessoas se referirem à beleza negra fazendo referência ao ébano, já que o ébano caracteriza-se pela cor negra e brilhante: “Bonito como um príncipe de ébano”, “Tão linda como uma deusa de ébano”.

Conheça também a simbologia da Nogueira e do Pinheiro.

Tatuagens Significados Ébano


Ébano

Fique Sabendo?


Tatuagem mais probabilidade de dor:

Órgãos genitais ou próximo dos mesmos, Interior das coxas, Tornozelos, Pés, Mãos, Esterno (osso situado na parte anterior do tórax), Costelas, Peito (principalmente para os homens), Zona inferior das costas, Espinha dorsal, Cabeça, Qualquer zona da cara, Pescoço, Por de trás das orelhas, Axilas


Procedimentos efetuados nos clientes devem estar relatados em ficha de anamnese?

Devem seguir as orientações do modelo da Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.

Art. 3º – Os estabelecimentos devem manter ficha cadastral de todos os clientes atendidos, contemplando os seguintes registros:

a) Identificação do cliente: nome completo, data de nascimento, sexo, endereço completo e o número da identidade;
b) Data de atendimento do cliente;
c) Tipo de procedimento realizado com data e local do corpo onde foi realizado o procedimento;
d) Eventos adversos/Intercorrências (alergias, infecções, acidentes e outras);
e) Autorização por escrito dos pais e na falta destes, do responsável legal, em caso de menores de 18 anos de idade, anexada à ficha cadastral;
f) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
g) Informações dos produtos utilizados no procedimento: • Nome do produto; • Nº. de lote; • Fabricante; • Nº. de registro na Anvisa; • Data de fabricação; • Data de validade; • Data de abertura do frasco.
h) Nome do profissional que realizou o procedimento;


O que é tatuagem e qual sua origem?

A é uma prática vastamente difundida no Japão desde o século 5 antes de Cristo. Usada para o embelezamento do corpo ou para marcar criminosos, a arte chegou a ser proibida em 1870.

As pessoas também perguntam por: Você sabe quais são as origens da tatuagem?


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.