Fauno

Fauno simboliza em todas as culturas a fertilidade. Na mitologia romana era neto de Saturno e considerado deus das florestas e pastores, além de apresentar o dom da profecia. Seu nome provém do latim Faunus, o qual significa ‘’favorável’’ e também da palavra Fatuus, que detém dos significados ‘’destino’’ e ‘’profeta’’.

É importante explicar que a palavra Fauno é exclusiva da mitologia romana, sendo originada de um mito a respeito do rei de uma região da Itália Central com o nome de Lácio, o qual sofreu uma metamorfose se tornando um deus.

Fauno

Sincretismo do Fauno na Mitologia Grega e Romana

O personagem fauno sofreu diversas fusões após o seu surgimento, principalmente na mitologia grega e romana. A cultura grega influenciou a cultura romana profundamente em várias áreas sociais e artísticas, além de que os romanos se apropriaram e modificaram diversos personagens da mitologia grega para atender às suas necessidades Existem vários mitos a respeito do fauno, mas surgiram em épocas diferentes, com nomes e características diferentes.

Pã: É um deus grego que simboliza a personificação da natureza. Assim como o deus romano Fauno, comanda os bosques e os campos, os rebanhos e pastores, além de simbolizar a fertilidade. Mora nas grutas e vaga pelos vales e montanhas. Adora tocar flauta, é amante da música, alegre, sempre gosta de dançar e desfrutar dos prazeres da vida, por conta disso simboliza as festividades. Ele possuí chifres na testa, barba de bode, tem o tronco e braços de humano e a cauda e os pés de bode. Em alguns mitos ele também é representado como um deus temido por humanos ou outras criaturas que precisam atravessar a floresta a noite.

Silvano: Da mesma forma que o deus Fauno, o deus romano Silvano apresenta várias características do deus grego Pã. Silvano é um deus antigo do norte da Itália. Ele é um homem normal, um velhote de barba, não possuindo o corpo híbrido. Simboliza a fertilidade, é guardião das florestas e bosques, protege os fazendeiros e pastores, além de ser um deus rural.

Fauno

Obra do artista francês William Bouguereau, ”Ninfas e Sátiro”.

Faunos: a palavra fauno no plural representa seres bípedes, semideuses descendentes do deus romano Fauno. São seres que apresentam o corpo meio humano e meio bode. Simbolizam as festividades e são deidades muito brincalhonas. Adoram tocar flauta, dançar e beber, além de que possuem um grande sentido de orientação e podem guiar viajantes pelas florestas se gostarem deles ou causar medo a humanos em lugares remotos.

Sátiros: Apesar de serem quase sempre confundidos com os faunos, os sátiros apresentam algumas diferenças, além de serem de origem grega. Eles são espíritos livres da floresta, mais espertos e barulhentos do que os faunos, além de que são viciados em vinho e em perseguir as ninfas pelos bosques. Em alguns mitos são mostrados com características físicas diferentes das dos faunos, sendo pequenos, cabeludos e muito feios, já em outros mitos aparecem sendo seres híbridos, metade homem e metade bode. Os sátiros adoram festividades, mas diferente dos faunos, têm mais apreço pelo álcool, além da dança e da música. São seres divertidos e ligados à ruralidade. Os sátiros mais velhos são chamados de Silenos.

Leia também:

Tatuagens Significados Fauno


Fauno

Fique Sabendo?


Qual a sensação de tatuar?

Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um escaldão, parece que se está a ser picado por uma abelha, um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante.

Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento.

Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incomodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensava”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!


Quanto tempo depois da tatuagem pode malhar?

esperar para treinar de fazer uma ? O ideal seria aguardar a cicatrização total da , que leva em média de 10 a 15 dias, diz Paola.

As pessoas também perguntam por: Posso treinar depois de fazer uma tatuagem?


Qual a importância do CMVS para os tatuadores e como conseguir o cadastramento?

CMVS (Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde)

Os serviços de aplicação de tatuagem e piercing são de interesse da saúde. Portanto, é importante que as Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios conheçam esses estabelecimentos para que possam realizar ações de fiscalização e de orientação de práticas seguras para que as medidas de biossegurança necessárias, na realização dos procedimentos, sejam adotadas e os procedimentos em questão sejam realizados com baixo risco à população usuária e aos profissionais atuantes no segmento.

O cadastramento é simples e não possui qualquer taxa. Todas as informações necessárias estão disponíveis no site da COVISA – Coordenadoria de Vigilância em Saúde.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.