Fênix

A Fênix é uma ave mítica, símbolo universal da morte e do renascimento. Também simboliza o fogo, o sol, a vida, renovação, ressurreição, imortalidade, longevidade, divindade e invencibilidade.

Fenix

Mitologia

De origem Etíope, a Fênix, cuja cauda tem bonitas penas vermelhas e douradas, é retratada por uma ave sagrada que se ergue das chamas. Isso porque ela possui a capacidade de renascer de suas próprias cinzas depois de ser consumida pelo fogo.

Perto do momento de sua morte, esse pássaro prepara um ninho com ramos perfumados onde se consome no próprio calor. Porém, antes de ser consumida totalmente pelas chamas, põem seus ovos nas cinzas.

Para os gregos, a ave de fogo vivia durante muito tempo além de possuir uma força imensa, o que corrobora sua simbologia da longevidade e da força.

Para os egípcios, a Fênix é o símbolo das revoluções solares. Por isso, está associada à cidade de Heliópolis, palavra que do grego significa “a cidade do sol”.

Além disso, ela está intimamente ligada ao ciclo cotidiano do Sol, bem como das cheias do Rio Nilo, simbolizando a renovação e a vida.

Conheça também a simbologia do Sol.

Religião

O mito dessa bela ave surgiu com o objetivo de explicar a natureza cíclica do nascer e do pôr do Sol. Com o passar do tempo, a Fênix passou a ser um emblema de ressurreição.

Na Idade Média, os cristão a consideraram uma ave sagrada, símbolo da ressurreição de Cristo, bem como do triunfo da vida sobre a morte.

Culturas Antigas

Interessante notar que a figura da Fênix aparece em muitas culturas antigas, todavia, seu significado e simbologia originais são preservados.

Nas culturas egípcia, grega e chinesa, a Fênix conserva seu significado de ave lendária magnífica e fabulosa e também seu simbolismo de pássaro da ressurreição.

Vale lembrar que na China seu significado se estendeu. Lá, a Fênix macho – símbolo da felicidade – simultaneamente com a Fênix fêmea – emblema da rainha, em oposição ao dragão imperial – representam a união e a felicidade conjugal.

No processo químico, a Fênix é utilizada para representar a sua finalização, ou seja, o produto final.

Tatuagem

Fenix

Ao encontro do sentido carregado pelo mito da Fênix, quem escolhe a sua imagem pretende demonstrar capacidade de superação. Assim, representaria a superação de um grande conflito ou sofrimento.

Tendo em conta a riqueza em detalhes, essa tattoo é habitualmente feita nas costas e escolhida tanto pelo gênero masculino como pelo gênero feminino.

Tatuagens Significados Fênix


Fênix

Fique Sabendo?


Quanto tempo demora para sair uma tatuagem de rena?

O da vai mudar de acordo com alguns fatores como a parte do corpo em que a henna foi aplicada; qualidade da henna; o em que a pasta ficou na pele antes de ser removida; e os cuidados após a aplicação. Se bem-feita e com os cuidados adequados, a de henna pode durar de 20 a 30 dias.

As pessoas também perguntam por: Tatuagem de Henna: Tudo o que você precisa saber


Quem trouxe a tatuagem pro Brasil?

O nome do cara que é Knud Harald Lykke Gregersen. De acordo com registros, o dinamarquês desembarcou no porto de Santos em 20 de junho de 1959.

As pessoas também perguntam por: Tatuagens e Santos, uma história que começou no cais do porto


Qual a origem da tatuagem no Brasil?

Isso se tornou possível após a invenção da máquina de por Samuel O’ Reilly, em 1891. No caso do , a tornou-se comum a partir dos anos 1960. O primeiro tatuador profissional atuante no foi o suíço Knud Gegersen, que a Santos, São Paulo, em 1959, e ficou conhecido como Lucky Tattoo.

As pessoas também perguntam por: História da Tatuagem


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.