Hamsá

Hamsa

O Hamsá, ou Hamesh, é um amuleto em formato de mão, um símbolo de poder, força e proteção. A palavra hamsá em árabe significa cinco – o número de dedos da mão. Trata-se de um símbolo da fé islâmica.

Algumas vezes ele é representado com um olho no centro da palma da mão e costuma ser utilizado como proteção contra o mal, contra as energias negativas de todos os tipos, especialmente do mau-olhado.

Hamsá para Cima ou para Baixo

Acredita-se que o posicionamento da mão esteja vinculado com as energias masculina – mão para cima – e feminina – mão para baixo.

Mão de Fátima

Também é conhecido como Mão de Fátima em virtude de esse ser o nome de uma das filhas do profeta Maomé, a qual é venerada no Islamismo tal como a Virgem Maria entre os católicos.

Os crentes do Islamismo acreditam que Fátima não tem pecados, sendo assim, um modelo para as mulheres muçulmanas, que são as principais utilizadoras desse talismã.

Veja também Olho de Hórus e Olho Grego.

Islamismo

Os dedos, tal como algumas mesquitas, representam os cinco pilares do islamismo:

  • Shahada – fé
  • Salat – oração
  • Zakat – caridade
  • Sawm – jejum
  • Haji – peregrinação

Tatuagem

Não só entre as mulheres do Oriente Médio, o Hamsá passou a ser utilizado no Ocidente em pulseiras ou outras joias e em tatuagens.

É uma imagem bastante escolhida entre o sexo feminino. Quem escolhe tatuar esse símbolo no corpo pretende se defender contra a inveja e o mau-olhado.

Tatuagens Significados Hamsá


Hamsá

Fique Sabendo?


O que fazer com a tatuagem na hora de dormir?

O filme plástico deve ser usado durante os primeiros dias na para evitar que a tattoo grude no lençol. Na do banho proteja-a também com o filme plástico e evite banhos muito quentes para não ressecar a região.

As pessoas também perguntam por: Guia da Tattoo: Cuidados Pós-Tatuagem – Virou Tendência


O que é tatuagem e qual sua origem?

A é uma prática vastamente difundida no Japão desde o século 5 antes de Cristo. Usada para o embelezamento do corpo ou para marcar criminosos, a arte chegou a ser proibida em 1870.

As pessoas também perguntam por: Você sabe quais são as origens da tatuagem?


Como ocorre a transmissão do vírus da Hepatite B e C?

As Hepatite B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado presente em objetos que são compartilhados como: agulhas, alicates de cutícula, aparelhos de barbear. O uso de material não descartável ou não esterilizado adequadamente na colocação de piercings, realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos e odontológicos também pode transmitir Hepatite B e C. A Hepatite B é também uma infecção sexualmente transmissível (IST). As Hepatites B e C também podem ser transmitidas da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto, o que chamamos de Transmissão Vertical.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.