Hamsá

Hamsa

O Hamsá, ou Hamesh, é um amuleto em formato de mão, um símbolo de poder, força e proteção. A palavra hamsá em árabe significa cinco – o número de dedos da mão. Trata-se de um símbolo da fé islâmica.

Algumas vezes ele é representado com um olho no centro da palma da mão e costuma ser utilizado como proteção contra o mal, contra as energias negativas de todos os tipos, especialmente do mau-olhado.

Hamsá para Cima ou para Baixo

Acredita-se que o posicionamento da mão esteja vinculado com as energias masculina – mão para cima – e feminina – mão para baixo.

Mão de Fátima

Também é conhecido como Mão de Fátima em virtude de esse ser o nome de uma das filhas do profeta Maomé, a qual é venerada no Islamismo tal como a Virgem Maria entre os católicos.

Os crentes do Islamismo acreditam que Fátima não tem pecados, sendo assim, um modelo para as mulheres muçulmanas, que são as principais utilizadoras desse talismã.

Veja também Olho de Hórus e Olho Grego.

Islamismo

Os dedos, tal como algumas mesquitas, representam os cinco pilares do islamismo:

  • Shahada – fé
  • Salat – oração
  • Zakat – caridade
  • Sawm – jejum
  • Haji – peregrinação

Tatuagem

Não só entre as mulheres do Oriente Médio, o Hamsá passou a ser utilizado no Ocidente em pulseiras ou outras joias e em tatuagens.

É uma imagem bastante escolhida entre o sexo feminino. Quem escolhe tatuar esse símbolo no corpo pretende se defender contra a inveja e o mau-olhado.

Tatuagens Significados Hamsá


Hamsá

Fique Sabendo?


Por que as tatuagens não saem com o tempo?

Simplesmente são feitas numa das camadas mais profundas da pele, que sofre renovação. … É por esse motivo que as do corpo, enquanto um risco de caneta, que só atinge a epiderme, desaparece com água e sabão.

As pessoas também perguntam por: Se as células da pele se renovam, por que a tatuagem não sai?


Qual a importância da higiene e limpeza nos estúdios?

O ato de tatuar deverá ser realizado em local específico, limpo e organizado, que passe por desinfecção (processo físico ou químico que elimina a maioria dos microrganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, como as bancadas e a cadeira/maca, onde o cliente recebe a tatuagem ou a aplicação de piercing).


O que comer para acelerar a cicatrização

Para acelerar o processo de cicatrização da pele, deve-se consumir alimentos ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, como o ômega-3. Dentre os alimentos mais antioxidantes estão: tomate, frutas vermelhas, frutas cítricas como laranja e acerola, e ervas como alho, cebola e açafrão.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.