Hórus
Hórus, na mitologia egípcia é considerado o “Deus dos Céus”. Ele possui cabeça de falcão, corpo de humano e simboliza a luz, o poder e a realeza.
Representação de Hórus
Deus dos céus, Hórus foi retratado na figura de um falcão, por possuir a cabeça deste animal adorado pelos egípcios. Também pode ser representado com um disco solar e com asas de gavião.
Vale lembrar que o “olho de Hórus” era usado como amuleto, uma vez que trazia proteção, força e coragem. Assim, muito faraós utilizavam os olhos de Hórus (sol e lua) na cabeça como forma de proteção e realeza.
Hórus: Divindade Egípcia do Céu
Também conhecido pelos nomes, “Heru-sa-Aset”, “Her’ur”, “Hrw”, “Hr” ou “Hor-Hekenu”, Hórus é Filho de Ísis (Deusa da maternidade e fertilidade) e Osíris (Deus da vegetação e do além).
Divindade adorada pelos egípcios, Hórus é considerado o Deus supremo, dos céus. É aquele que traz à luz e que possui a coragem e a força em todas as batalhas.
O Olho de Hórus
O “Olho de Hórus” foi perdido numa batalha contra Seth, o Deus do Caos, para vingar a morte de seu pai. Portanto, é considerado um talismã uma vez que esse episódio simboliza, a batalha do bem contra o mal, com a vitória de Hórus, que representa a luz.
Importante ressaltar que Seth era irmão de Osíris e, portanto, Tio de Hórus. Ao ganhar a batalha, ele obteve o direito de governar o Egito unindo dessa forma, o Baixo-Egito e o Alto-Egito. Diante disso, Hórus está associado com a sorte, a força, a luz, a persistência, e no Egito, seu olho é o talismã mais utilizado até os dias atuais.
Deus solar, muitos egípcios acreditavam que Hórus era a reencarnação do Deus Rá ou Atum-Ré (Deus do Sol), com corpo humano e cabeça de falcão, criador de tudo o que existe e, ademais, da primeira Enéade, que no Antigo Egito era composto de 9 divindades que possuíam laços familiares: Chu (o Ar) e Tefnut (a Umidade), Geb (a Terra), Nut (o Céu), Osíris (a Vegetação), Ísis (a Fertilidade), Set (o Caos) , Hórus (o Sol) e Néftis (a morte).
Durante muito tempo, os Egípcios acreditaram que os Faraós eram encarnação de Hórus, o ser superior e símbolo da realeza, do vôo do falcão, aquele que une o céu e a terra, zela pela prosperidade de seu povo e combate todo o mal.
Dessa forma, a figura de Hórus, durante a história do Egito, evolui de deus celeste para divindade faraônica, sempre com o objetivo de combater o mal, trazer a luz, a força e, sobretudo, assegurar o equilíbrio das energias do mundo.
Leia também Símbolos egípcios e Sol.
Tatuagens Significados Hórus
Hórus
Fique Sabendo?
Alimentos remosos: o que são e lista de comidas a evitar
Por terem esse tipo de composição, os alimentos remosos apresentam maiores chances de causar inflamação da pele e, por isso, podem interferir bastante no processo de cicatrização, aumentando as chances de ficar com cicatrizes visíveis ou de desenvolver complicações como as aderências.
Onde foram descobertas as primeiras tatuagens?
As pessoas também perguntam por: Quer saber a História Completa sobre as Origens da Tatuagem? Quero!