Hórus

HorusHórus, na mitologia egípcia é considerado o “Deus dos Céus”. Ele possui cabeça de falcão, corpo de humano e simboliza a luz, o poder e a realeza.

Representação de Hórus

Deus dos céus, Hórus foi retratado na figura de um falcão, por possuir a cabeça deste animal adorado pelos egípcios. Também pode ser representado com um disco solar e com asas de gavião.

Vale lembrar que o “olho de Hórus” era usado como amuleto, uma vez que trazia proteção, força e coragem. Assim, muito faraós utilizavam os olhos de Hórus (sol e lua) na cabeça como forma de proteção e realeza.

Hórus: Divindade Egípcia do Céu

Também conhecido pelos nomes, “Heru-sa-Aset”, “Her’ur”, “Hrw”, “Hr” ou “Hor-Hekenu”, Hórus é Filho de Ísis (Deusa da maternidade e fertilidade) e Osíris (Deus da vegetação e do além).

Divindade adorada pelos egípcios, Hórus é considerado o Deus supremo, dos céus. É aquele que traz à luz e que possui a coragem e a força em todas as batalhas.

O Olho de Hórus

O “Olho de Hórus” foi perdido numa batalha contra Seth, o Deus do Caos, para vingar a morte de seu pai. Portanto, é considerado um talismã uma vez que esse episódio simboliza, a batalha do bem contra o mal, com a vitória de Hórus, que representa a luz.

Importante ressaltar que Seth era irmão de Osíris e, portanto, Tio de Hórus. Ao ganhar a batalha, ele obteve o direito de governar o Egito unindo dessa forma, o Baixo-Egito e o Alto-Egito. Diante disso, Hórus está associado com a sorte, a força, a luz, a persistência, e no Egito, seu olho é o talismã mais utilizado até os dias atuais.

Deus solar, muitos egípcios acreditavam que Hórus era a reencarnação do Deus Rá ou Atum-Ré (Deus do Sol), com corpo humano e cabeça de falcão, criador de tudo o que existe e, ademais, da primeira Enéade, que no Antigo Egito era composto de 9 divindades que possuíam laços familiares: Chu (o Ar) e Tefnut (a Umidade), Geb (a Terra), Nut (o Céu), Osíris (a Vegetação), Ísis (a Fertilidade), Set (o Caos) , Hórus (o Sol) e Néftis (a morte).

Durante muito tempo, os Egípcios acreditaram que os Faraós eram encarnação de Hórus, o ser superior e símbolo da realeza, do vôo do falcão, aquele que une o céu e a terra, zela pela prosperidade de seu povo e combate todo o mal.

Dessa forma, a figura de Hórus, durante a história do Egito, evolui de deus celeste para divindade faraônica, sempre com o objetivo de combater o mal, trazer a luz, a força e, sobretudo, assegurar o equilíbrio das energias do mundo.

Leia também Símbolos egípcios e Sol.

Tatuagens Significados Hórus


Hórus

Fique Sabendo?


O CMVS possui validade?

Para atividade de Tatuagem e Piercing, a Licença de Funcionamento Sanitária, junto ao Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS), não possui validade. Uma vez concedida, se não houver nenhuma alteração de endereço, de responsável legal, ou fechamento do estúdio de tatuagem não é necessário protocolar nenhuma alteração junto ao CMVS.


É possível tatuar a língua?

O que os documentos apontam e o BME reforça é que a na sim, no entanto, ela não tem completa fixação quando feita com máquina. … Já a parte inferior pode ser tatuada através de máquina e conseguir a fixação do pigmento, justamente pela falta das camadas que existem na parte de cima.

As pessoas também perguntam por: Tatuagem na língua


Onde na Bíblia fala sobre amor?

Coríntios 13:4-7 2. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha : Ele não sente a necessidade de ser igual ao outro, ou ter o que o outro tem, o admira, o respeita e desperta respeito.

As pessoas também perguntam por: O Amor na Bíblia – O amor é paciente, o amor é bondoso


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.