Logo da Starbucks: significado, história e evolução
A logo da empresa Starbucks faz uma homenagem ao romance americano “Moby Dick”, do escritor Herman Melville, além de que a sereia de duas caudas é um ícone da marca, simbolizando beleza, poder e as longas viagens de barco feitas para trazer um café de qualidade para os clientes.
Símbolo da Starbucks

Starbucks: o que é, significado e história do símbolo
A Starbucks é uma multinacional americana de cafés, com várias franquias ao redor do mundo, a qual foi fundada em 1971 por Jerry Baldwin, Zev Siegl e Gordon Bowker.
O seu nome foi inspirado no principal companheiro de Pequod, Starbuck, do livro “Moby Dick”, um homem reflexivo e inteligente.
Já a sereia de duas caudas foi achada quando os fundadores estavam a procura de um logotipo e acabaram por visualizar a xilografia desta criatura náutica, a qual tem origem nórdica, em um livro antigo. Ela simboliza duplo poder, por carregar duas caudas, além de representar um ser misterioso.

Outro motivo para a sereia ter tudo a ver com a marca, é que a Starbucks teve a sua primeira localização na cidade de Seattle (EUA), um local portuário, que tem forte conexão com a água.
O segundo motivo é que o café percorre longas distâncias através de navios para chegar até a empresa, apresentando mais uma ligação com o mar ou água, assim como a sereia.
Apesar dela simbolizar beleza, feminilidade, sensualidade e mistério para a cultura nórdica, seu maior atributo é a sedução, que é usado para matar.
Porém, para a Starbucks, esta criatura é uma forma dos clientes a identificarem e enxergarem a qualidade e amor que são empregados em seus produtos.
Evolução da logo da Starbucks

O emblema dessa multinacional foi se aprimorando ao decorrer dos anos desde a sua criação. O primeiro logotipo, de 1971, tinha uma aparência mais rústica, de cor marrom, com os nomes “Starbucks – Coffee – Tea – Spices”.
A sereia não passou por nenhum processo de aprimoramento em relação a xilogravura, ficando com as suas duas caudas e os seios a amostra.
Em 1987 as cores do emblema passaram a ser o verde, como principal, e o preto. Os nomes foram reduzidos a “Starbucks – Coffee” e a sereia ganhou cabelos sobre os seios, a tornando mais comercial.
Em 1992 a única mudança foi que a sereia foi cortada, sendo apresentada somente a figura a partir do umbigo para cima.
Já em 2011 o logotipo ganhou um aspecto mais limpo, a cor ficou sendo somente o verde e a sereia é a única figura, a empresa optou por tirar o nome “Starbucks – Coffee”. É este emblema que perdura até hoje.
O conteúdo foi proveitoso para você? Esperamos que sim! Vem conferir a logo de outras marcas:
Tatuagens Significados Logo da Starbucks: significado, história e evolução
Logo da Starbucks: significado, história e evolução
Fique Sabendo?
Qual vírus é mais infectante o HIV ou os Vírus das Hepatites B e C?
O vírus da Hepatite B sobrevive no sangue seco, em temperatura ambiente, por pelo menos 7 dias. Ele pode, por exemplo, permanecer em uma gota de sangue na bancada de trabalho caso essa não tenha sido higienizada adequadamente.
O vírus da Hepatite C pode sobreviver na tinta usada para a realização de tatuagens por vários dias. Portanto, é muito importante que a tinta seja de uso individual e as sobras sejam descartadas adequadamente após o uso.
Quantos dias deixar o papel filme na tatuagem?
As pessoas também perguntam por: Cuidados com a tatuagem – Cadê Amélia Estúdio de tatuagens …
O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?
Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.
Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.
A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.