Mão de Fátima
A Mão de Fátima é um símbolo da fé islâmica. É também conhecida como Hamsá, palavra de origem árabe que literalmente significa “cinco”, em referência aos dedos da mão.
Ela é utilizada como um amuleto, simbolizando proteção, poder e força.
Fátima é o nome de uma das filhas do profeta Maomé, cuja veneração no Islamismo se assemelha a da Virgem Maria entre os católicos, sendo conhecida como ”A Senhora das Mulheres do Mundo”.
A imagem da mão geralmente é simétrica, porém, a ilustração do seu centro pode variar, sendo capaz de apresentar o olho (que pode ser o olho grego), o peixe, a pomba ou a estrela de davi.
De Baixo para Cima
No que respeita a sua posição, a Mão de Fátima pode ser encontrada de forma invertida. Embora se desconheça o real motivo desse posicionamento, acredita-se que o mesmo seja uma referência das energias masculina – mão para cima – e feminina – mão para baixo.
Islamismo e Judaísmo
Esse símbolo está associado aos cinco pilares do Islamismo:
- Shahada – afirmação da fé;
- Salat – orações diárias;
- Zakat – dar esmolas;
- Sawm – jejum durante do Ramadão;
- Haji – peregrinação à Meca.
No Judaísmo, esse símbolo serve especialmente como proteção contra o mau-olhado.
Tatuagem
Regra geral, as tatuagens de Mão de Fátima são utilizadas pelas pessoas que pretendem se proteger das energias negativas. Além disso, têm como função carregar um poder mágico tal como um amuleto.
Conheça também:
Tatuagens Significados Mão de Fátima
Mão de Fátima
Fique Sabendo?
Como proteger a tatuagem na piscina?
As pessoas também perguntam por: Saiba como proteger a tatuagem no verão
Quais métodos devem ser utilizados para esterilização de materiais não descartáveis?
O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?
Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.
Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.
A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.