Menorá

Menora

A Menorá ou Menorah, que representa a luz da Torá, é um dos principais símbolos judaicos.

Presente em templos e em sinagogas, está sempre iluminado. Isso acontece não para iluminar esses locais consagrados aos cultos religiosos, mas porque simboliza a luz que nunca se apaga, ou seja, a existência de Deus.

A Menorá é feita de ouro, porque o ouro é um metal que não enferruja, o que reforça a ideia de imutabilidade divina.

Trata-se de um candelabro de 7 braços. Cada ponta representa as raízes da Árvore da Vida, sendo que o braço do centro é o mais importante deles.

O fato de ser composto por 7 braços faz com que a menorá carregue a simbologia desse número, que é muito significativa para o Judaísmo.

Isso porque o sabbat, o sábado dos judeus, é um dia guardado. Representa o sétimo dia, aquele no qual o ciclo da criação se encerra na perfeição.

O candelabro judaico de 7 braços representa os dias da semana. Representa também os planetas (segundo o que era credível há tempos) e os níveis do céu, pois para os judeus o universo é formado por sete céus.

A Menorá também é um dos símbolos mais antigos da identidade judaica. Terá surgido na altura do êxodo dos judeus do Egito, alguns séculos antes de Cristo.

Segundo a história, o candelabro formou-se a partir do ouro lançado ao fogo por Moisés.

Chanukiá

Menora

A Chanukiá, por sua vez, é um candelabro de 9 braços que é usado durante a Festa das Luzes. Essa é uma festa judaica que celebra a libertação do Templo de Jerusalém.

Leia também

Tatuagens Significados Menorá


Menorá

Fique Sabendo?


Qual a forma correta de proceder o fracionamento da tinta, antes da utilização?

Com a utilização de batoques com registro na ANVISA. Ressaltamos que as sobras de tinta devem ser desprezadas no recipiente de lixo infectante.


Tatuagem mais probabilidade de dor:

Órgãos genitais ou próximo dos mesmos, Interior das coxas, Tornozelos, Pés, Mãos, Esterno (osso situado na parte anterior do tórax), Costelas, Peito (principalmente para os homens), Zona inferior das costas, Espinha dorsal, Cabeça, Qualquer zona da cara, Pescoço, Por de trás das orelhas, Axilas


Qual é o objetivo da reportagem como surgiu a tatuagem?

É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 a.C. e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal indício de que a , no Egito Antigo, poderia ter relação com cultos à fertilidade. …

As pessoas também perguntam por: Qual é o objetivo da reportagem Como surgiu a tatuagem


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.