Obelisco

Obelisco

O Obelisco simboliza superioridade, defesa e proteção.

Do grego obeliskos, palavra que significa “pilar”, trata-se de um monumento de origem egípcia. Inicialmente formado de uma única pedra, se apresenta de forma quadrangular e mais afunilada no seu pico, formando uma pirâmide.

Para os egípcios, cujo obelisco mais antigo remonta há cerca de 4 mil anos, o mesmo era erguido em honra de Rá, deus sol, e representava proteção.

Rá é a divindade mais importante da religião egípcia, sendo responsável pela criação de tudo o que existe, inclusive os seres humanos.

O formato desse monumento arquitetônico se assemelha a um raio de sol petrificado, motivo pelo qual o obelisco é o símbolo do deus do sol.

Os obeliscos tinham de ser bastante altos, afinal, os egípcios acreditavam que assim eles eram capazes de atravessar as nuvens com a finalidade de fazer destruir as coisas ruins que se manifestavam em forma de tempestades.

Obeliscos no mundo

Há vários obeliscos em todo o mundo. O maior deles é o Obelisco de Washington. Com cerca de 170 metros de altura, foi construído em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos (George Washington).

No Brasil, o maior monumento desse gênero é o Obelisco do Ibirapuera. Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, ele mede 72 metros e é o maior monumento da cidade de São Paulo.

Leia também:

Tatuagens Significados Obelisco


Obelisco

Fique Sabendo?


Pode passar pomada na tatuagem no primeiro dia?

Um dos cuidados do tatuador é antes de você sair do estúdio. … Nos , o ideal é que a seja passada de uma a três vezes ao , sendo a principal delas de noite, antes de dormir. O seu uso deve ser mantido, ao menos, durante os 20 .

As pessoas também perguntam por: Cuidados com a tatuagem: higiene, alimentação e hidratação


O CMVS é só para tatuadores ou para todos os profissionais de pigmentação e piercings?

Para todos os profissionais que realizam procedimentos de pigmentação artificial permanente e/ou aplicação de piercing.


O que pode acontecer caso o profissional não utilize EPI’s?

O objetivo da utilização de EPI durante os procedimentos de tatuagem e colocação de piercing envolve a proteção do profissional contra a exposição de sangue e secreções do cliente.

Estas práticas são denominadas “precauções padrão” e tem por objetivo proteger o profissional dos riscos de infecção por microrganismos veiculados pela exposição ao sangue e secreções em situação de acidentes durante os procedimentos de tatuagem e piercing.

Como exemplo de microrganismos veiculados pelo sangue podemos citar: Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC), HIV.

A utilização de EPI pelo profissional é um procedimento de segurança e a sua utilização está presente nos roteiros de inspeção da vigilância sanitária.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.