Os Principais Orixás: significados e simbologias

Os Orixás são deuses que receberam a responsabilidade, através do ser supremo Olodumare ou Olorum, de comandar o mundo, cada um possuindo uma função relacionada a aspectos da natureza, da vida social ou humana.

Listamos os 10 principais orixás cultuados pelas religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda.

1. Exu

Os Principais Orixas Significados E Simbologias

Na língua yorubá, o nome Exu quer dizer ‘’esfera’’. Ele simboliza o nascimento, o ponto de partida, a força da criação, é a ponte de comunicação entre o ser humano e os outros orixás.

Exu possui características como ser astuto e ter a capacidade de sair de qualquer situação, seja ela boa ou ruim.

Exu era um aprendiz de Oxalá, e era capaz de aprender tudo apenas observando, então monta sua casa na porta das encruzilhadas, se tornando rico e poderoso. Ficando conhecido como o guardião das encruzilhadas.

2. Ogum

Os Principais Orixas Significados E Simbologias
By Eugênio Tonon

É esse orixá que proporciona o ferro aos homens, que antes só tinham utensílios fracos. Ele simboliza poder, ferocidade e inteligência. Domina o fabrico de diversas ferramentas e o fogo, além de ser um guerreiro.

Em uma lenda iorubá, é dito que Ogum faz instrumentos agrícolas para Oxaguiã, como, a enxada, a foice, a pá, entre outros, para que este pudesse ajudar seu povo a colher mais inhames.

3. Xangô

Os Principais Orixas Significados E Simbologias
By David Zerca

Esse orixá ensinou o homem a fazer o fogo e gerou o trovão. Ele é o símbolo da justiça, representando também teimosia, rebeldia e violência. Anda armado com um machado duplo.

As cores de Xangô são o vermelho e o branco, além de que ele foi escolhido para ser o rei de Oió. Ele possui três mulheres: a primeira é Oiá-Iansã, a segunda é Oxum e a terceira é Obá.

Em uma das lendas sobre esse orixá é dito que ele ensinou os homens, mandando raios sobre as árvores, a como fazer o fogo, para que eles pudessem usá-lo no cozimento de alimentos.

4. Oiá-Iansã

Os Principais Orixas Significados E Simbologias

Oiá-Iansã é uma guerreira iorubá, senhora das tempestades e dos ventos, caçadora nata, esposa de Xangô, simboliza poder, bravura, coragem e independência.

É tão poderosa quanto Xangô, adquirindo através dele o controle do fogo. Na verdade, ela ganhou um atributo diferente de cada marido que teve. Sua cor é vermelha ou marrom-escuro.

Há um mito que decorre que Iansã se suicidou após descobrir que seu marido Xangô morreu, se tornando a deusa do Rio Níger, na África.

5. Oxum

Os Principais Orixas Significados E Simbologias
By Walmir S. Archanjo

A sensual orixá Oxum, filha de Iemanjá, é a deusa da água doce, ou seja, dos lagos, rios, fontes e cachoeiras. Ela simboliza feminilidade, fertilidade, riqueza e amor.

A cor favorita dela é amarelo-ouro, sendo uma divindade determinada, que conseguia alcançar o que queria. Tem uma forte relação com o meio-ambiente, sendo a fecundidade da natureza.

Em uma lenda iorubá, é dito que Oxum consegue aprender a arte de adivinhação, após um trato com Obatalá e Exu, dominando os jogos de búzios e obis.

6. Nanã

Os Principais Orixas Significados E Simbologias

Essa é considerada a orixá mais idosa, possuindo relação com a criação do ser humano, sendo responsável por fornecer a lama para modelar o primeiro homem.

Sua simbologia tem relação com o nascimento, a fertilidade, a doença e a morte.

É dito em uma das suas lendas que ela proíbe o uso de instrumentos de metal pelos seus seguidores, pelo fato de apresentar uma rivalidade com o orixá Ogum. Nanã diz que é mais importante que Ogum e que não precisa usar seus utensílios de metal, principalmente a faca.

7. Iemanjá

Os Principais Orixas Significados E Simbologias

Iemanjá é uma das orixás mais conhecidas na cultura brasileira, e é ela que dá origem aos outros orixás, sendo a deusa da criação. É a divindade dos mares e oceanos, simbolizando a maternidade fecunda e nutritiva.

Ela é retratada como uma mulher com os seios fartos, sendo também poderosa, sábia, bonita e sensual. É considerada a rainha das águas e a criadora da Lua.

Há o mito de que Iemanjá, com raiva dos humanos jogarem lixo no mar, teria criando as ondas para mandar de volta toda a sujeira para a humanidade.

8. Oxóssi – Odé

Os Principais Orixas Significados E Simbologias

Este orixá é o irmão de Ogum, muitas vezes representado com o seu arco e flecha, ele tem associação com a natureza, com as florestas e plantações. Simboliza a caça, a fartura e o sustento, além de ter relação com o equilíbrio do ecossistema.

Ele também possui habilidades como dançar, cantar e utilizar as artes plásticas. Em uma lenda sobre Oxóssi, é dito que quem lhe ensinou a caçar foi Ogum, após a aldeia dos dois sofrer um ataque de inimigos.

9. Ossaim

Os Principais Orixas Significados E Simbologias

Ossaim é conhecido por ser um grande médico, é o deus das ervas medicinais e plantas sagradas. Ele simboliza cura, saúde e proteção.

Em um dos mitos sobre Ossaim, ele é um escravo que foi vendido à Orunmilá, um babalaô que ajuda as pessoas enfermas. Como Ossaim tinha o dom de saber quais eram as plantas medicinais, ele passou a ajudar os doentes.

10. Oxalá

Os Principais Orixas Significados E Simbologias
By Mikael Quites

Também chamado de Obatalá, Orixanlá e Oxalufã, é o orixá maior, criador da terra, do céu, do homem e da morte, sendo considerado o ”Pai”. Ele simboliza sabedoria espiritual, equilíbrio e criação.

Sua cor favorita é a branca, sendo considerado o ‘’Rei do Pano Branco’’. Em uma das histórias sobre esse orixá, é falado que Olurum, que vivia no céu, deu a missão a Oxalá de criar o mundo. Ele também modelou o homem e a mulher com o barro fornecido por Nanã.

Gostou desse artigo? Leia o relacionado também Pomba Gira: confira os simbolismos e as facetas dessa entidade espiritual.

Tatuagens Significados Os Principais Orixás: significados e simbologias


Os Principais Orixás: significados e simbologias

Fique Sabendo?


Cadastro de clientes

O cadastro de clientes é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança do tatuado em longo prazo. Ele permite consulta em algum caso que necessite das informações do que foi feito ao longo do procedimento.

Existem exigências acerca do que deve conter o cadastro. Elas são:

dados de identificação do cliente: nome, telefone, endereço, data de nascimento e número do documento;
dados do procedimento: data de realização, local do corpo, reações adversas ocorridas e nome do profissional que executou a tatuagem.
informações sobre os produtos utilizados: nome do produto, lote, fabricante, data de fabricação e validade, número de registro da Anvisa, data de abertura do frasco;
termo de consentimento da tatuagem assinado pelo cliente;
para menores de idade, autorização por escrito dos responsáveis consentindo a tatuagem. No documento, devem estar anexadas a cópia da carteira de identidade do responsável e a cópia do documento de identificação ou certidão de nascimento do menor.


Esterilização e descarte de materiais

Para realizar esse processo, é requisito dispor de uma área destinada apenas à esterilização e assepsia dos materiais. Os jatos, pinças e peças da máquina de tatuagem precisam ser higienizados em autoclave. Após a limpeza, devem permanecer lacrados e serem abertos apenas na presença do cliente.

Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. É vedada a reutilização desses materiais. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhido para sua incineração.


Pode comer carne de porco Um dia antes de fazer tatuagem?

A , camarão, chocolates e alimentos gordurosos aumentam a chance de inflamação. Como a é uma lesão, ela tem que cicatrizar, e inflamações prejudicam a cicatrização. Muitas pessoas não têm problemas com esses alimentos, mas, na dúvida, mantenha uma alimentação balanceada e evite por quinze dias.

As pessoas também perguntam por: Mitos e verdades sobre tatuagem e piercings


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.