Pedra filosofal

Pedra Filosofal

A pedra filosofal é um símbolo da Alquimia que representa pureza e imortalidade.

Isso porque ela era essencial para obter ouro a partir de qualquer metal; lembrando que para os alquimistas a transmutação do ouro, seu principal objetivo, simbolizava a busca da espiritualidade. Era o mesmo que evoluir para um estado superior, de um metal qualquer para o ouro, o metal perfeito.

Além disso, a pedra filosofal (Lapis Philosophorum, em latim) servia a outro desejo dos alquimistas: obter o elixir da vida, substância capaz de prolongar a vida de quem o bebesse.

A pedra filosofal não é uma pedra física, mas sim uma substância lendária que os alquimistas tentavam reproduzir em laboratório.

Assim, ela é representada por um símbolo complexo, composto por figuras geométricas, que apresentam cada qual um significado:

  • Triângulo – representa sal, enxofre e mercúrio, as três substâncias celestiais
  • Quadrado – representa os quatro elementos
  • Círculo – representa a unidade

Leia Símbolos da Alquimia.

Segundo a lenda, Nicolau Flamel (1330-1418) era um escrivão que se tornou alquimista e que conseguiu obter a fórmula da pedra filosofal. Assim, ele teria conseguido transformar metais em ouro, além de ter produzido o elixir da vida.

Em virtude disso, a sua casa teria sido assaltada após a sua morte por pessoas em busca da receita para a produção da pedra filosofal.

A Maçonaria também tem uma pedra como símbolo. Saiba mais em Pedra bruta.

Tatuagens Significados Pedra filosofal


Pedra filosofal

Fique Sabendo?


Tatuagem na Nuca

Uma das mais recentes tendências no que toca à arte de tatuar, a nuca é uma zona do corpo muito sexy, secreta e elegante. Ora vês, ora já não vês! Basta apanhar o cabelo num penteado bem feminino para mostrar ao mundo a tatuagem ou deixá-lo solto e resguardado de olhares indiscretos. Quem tem cabelo curto tem a vantagem de a poder mostrar sempre que quiser! Ah, é ainda uma das zonas menos dolorosas na hora de enfrentar as agulhas!


Onde foram descobertas as primeiras tatuagens?

Os registros históricos afirmam que as realizadas em datas entre 4000 e 2000 a.C, e encontradas originalmente nos corpos de nativos de países como: Egito. Indonésia. Nova Zelândia.

As pessoas também perguntam por: Quer saber a História Completa sobre as Origens da Tatuagem? Quero!


Alimentos para evitar após tatuar

Os alimentos remosos que devem ser evitados durante um processo de cicatrização incluem:

Refrigerantes e sucos prontos;
Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados;
Fast food;
Carne de porco e carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame;
Doces, biscoitos recheados, bolos, massas prontas para bolos, chocolates, barras de cereal;
Macarrão instantâneo, caldo de carne em cubo, comida pronta congelada, sorvetes;
Bebidas alcoólicas.

O consumo excessivo destes alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele. O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por 1 semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem, por exemplo.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.