Peixe

Peixe

O peixe é um símbolo cristão que representa a vida e cuja palavra em grego Ichthys representa a frase “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

Sua representação mais comum é o da sobreposição de dois arcos (ou duas luas crescentes) que se assemelham ao seu perfil.

Antes de ser utilizado no cristianismo, o peixe era usado como um amuleto da fertilidade e, ainda hoje é usado na América do Norte como um amuleto de proteção.

Espiritual

Peixe

A palavra peixe em grego Ichthys é um ideograma baseado nas letras iniciais da frase grega Iesous Christos, Theou Yios Soter que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”, por isso, passou a ser utilizada como sinal secreto pelos primeiros cristãos com o objetivo de os proteger da perseguição visto que eles se reuniam em segredo nas catacumbas marcadas com esse sinal.

O peixe é mencionado diversas vezes nos Evangelhos e tem destaque no episódio milagroso da multiplicação dos cinco pães e dos dois peixes que foram capazes de alimentar uma multidão de cinco mil pessoas.

Acresce ainda que vários dos 12 apóstolos, a quem Jesus costumava chamar de “pescadores de homens”, tinham a pesca como ofício.

Leia: Símbolos Religiosos e Símbolos do Cristianismo.

Tatuagem

No campo da tatuagem, entre os animais aquáticos de predileção estão as carpas. Sua escolha vai ao encontro da simbologia oriental que sublima o fato de a carpa ser um peixe resistente – que nada contra a correnteza – tal como as pessoas fortes enfrentam os obstáculos da vida.

Sonhos

Existem uma série de possíveis interpretações para os sonhos com peixes. Dado a sua simbologia ser bastante positiva sonhar com muitos peixes pode indicar sorte e sucesso.

Por outro lado, peixes mortos ou escapando podem ser indicadores de insucesso e oportunidades que não foram aproveitadas.

Signo

Peixe

No horóscopo, as pessoas nascidas entre os dias 20 de fevereiro e 20 de março pertencem ao décimo segundo signo do zodíaco, o signo de peixes, o qual é regido pelo planeta Netuno.

Os piscianos costumam ser simpáticos, sensíveis, tranquilos, bem-humorados, sonhadores e, por vezes, ingênuos.

Na mitologia, o peixe está associado à história de Eros e Afrodite.

Chinês

Para os chineses, o peixe simboliza a sorte.

A carpa, por exemplo, é símbolo de resistência, coragem e perseverança. Na arte e literatura chinesas, o salto de uma carpa representa ascensão social.

A perca, por sua vez, é tida pelos chineses como um alimento que tem a finalidade de aumentar o desejo, ou seja, um afrodisíaco.

Tatuagens Significados Peixe


Peixe

Fique Sabendo?


Quais as outras vacinas indicadas para os profissionais de tatuagem e piercing?

O calendário de vacina do Programa Nacional de Imunização por faixa de idade está disponível no site da COVISA.

As vacinas são encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Procure a unidade mais próxima da sua residência ou trabalho.

Para que a pessoa seja considerada imunizada é necessário receber todas as doses indicadas no esquema de imunização.


Tipos de Micropigmentação

Existem dois tipos de micropigmentação indicados para diferentes casos, que incluem:

Sombreamento: indicado para casos onde quase não existem fios na sobrancelha, sendo necessário desenhar e cobrir toda a extensão da sobrancelha;

Fio a Fio: este tipo de micropigmentação é mais indicado para os casos onde existem fios nas sobrancelhas, sendo apenas necessário melhorar o seu contorno, evidenciar o seu arco ou tapar falhas.

O tipo de micropigmentação a utilizar deve ser indicado pelo profissional que faz o tratamento, assim como deve ser avaliada qual a cor indicada e mais natural.


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.