Penacho

Penacho

O penacho expressa a caraterística predominante de alguém, de modo que simboliza o esforço feito para sua elevação. Na cabeça, esse conjunto de penas pode simbolizar a alma, o amor, a personalidade.

Para os povos primitivos, o cocar de penas de águia detinha uma simbologia mágica, de clarividência, para quem o utilizasse.

Cultura Asteca

Pelos imperadores astecas, o poder era representado pela utilização do penacho na cabeça.

Volumosos e coloridos os penachos astecas acabaram por assumir um grande valor artístico, do qual o maior exemplo é o Penacho de Moctezuma.

Embora não exista qualquer evidência concreta quanto a ter pertencido a Moctezuma – último governante independente da civilização asteca – o magnífico Penacho de Moctezuma, como é chamado, é uma peça de arte que está exposta no Museu de Etnologia de Viena.

Para os índios

O penacho é um elemento importante da cultura indígena. A coroa de penas para os índios assume o valor, a superioridade e a ligação com o divino da coroa real – símbolo mais importante da realeza. Ao utilizar o penacho, os índios acreditam que adquirem as qualidades mágicas das aves.

A pena, por si só, já assume um forte simbolismo maravilhoso. Assim, as penas eram colocadas em locais considerados sagrados acreditando-se que dessa forma as suas orações seriam levadas ao céu a fim de obter a proteção dos deuses.

Conheça mais Símbolos Indígenas.

Tatuagens Significados Penacho


Penacho

Fique Sabendo?


O que evitar no dia de fazer a Tatuagem

No dia em que fizer a tatuagem, deve evitar tomar banho ou então não molhar a tatuagem se for possível. Nos dias seguintes, evite utilizar sabonete nessa área ou então opte por um sabonete neutro. Depois de molhada, deixe a tatuagem secar ao ar livre e não a esfregue com a toalha. Evite banhos de imersão nos dias pós-tatuagem.


Estabelecimentos de pigmentação definitiva são obrigados a seguir a legislação vigente?

Sim. Todos os estabelecimentos devem seguir a legislação vigente.


Como ocorre a transmissão do vírus da Hepatite B e C?

As Hepatite B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado presente em objetos que são compartilhados como: agulhas, alicates de cutícula, aparelhos de barbear. O uso de material não descartável ou não esterilizado adequadamente na colocação de piercings, realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos e odontológicos também pode transmitir Hepatite B e C. A Hepatite B é também uma infecção sexualmente transmissível (IST). As Hepatites B e C também podem ser transmitidas da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto, o que chamamos de Transmissão Vertical.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.