Pimenta

Pimenta

A pimenta simboliza a energia, a proteção, a prosperidade, a sorte, a sensualidade, a sexualidade.

O uso da pimenta remonta há séculos antes de Cristo; utilizada inicialmente na Ásia e na Europa, atualmente seu uso se disseminou pelo mundo. Existem mais de 200 diferentes espécies e, no século XV, a pimenta foi um importante tempero de carne, custando um preço altíssimo.

Além do uso culinário é empregada em remédios caseiros, para infecções pulmonares, vermes, dores de estômago, dentre outros.

Significado Místico

Muitas culturas utilizam a pimenta como amuletos da sorte, ou seja, contra as energias negativas, uma vez que sua característica mais marcante – ser ardida e de coloração forte – afasta os maus espíritos, o mau olhado e a inveja.

Além disso, os pés de pimenta plantados nas portas das casas simbolizam a proteção, a sorte e a prosperidade beneficiada pela presença da planta. Caso a planta morresse, acreditava-se que a energia estivesse muito carregada, tendo a pimenteira a característica de absorver o “olho gordo” e não deixar passar as más energias, de modo que o seu poder simbolizava essa transformação.

Assim, em virtude do seu grande poder, a pimenta é também muito utilizada na bruxaria, nos rituais e nas oferendas.

Tatuagem

Ao encontro do seu significado, a tatuagem da pimenta é geralmente escolhida por dois motivos: um no sentido de proteção, tal como se levassem um amuleto, enquanto o outro, pela sua referência à sensualidade.

Pingente

Da mesma forma que as pessoas que gostam de tatuagens escolhem a imagem desse condimento como um amuleto, há pessoas que preferem tê-lo sempre consigo na forma de um pingente pendurado num cordão ou numa pulseira.

Expressões

Pimenta nos Olhos dos Outros é Refresco

Essa é uma expressão popular que significa que as más experiências passadas pelas pessoas afetam quem está a vivê-las; quem está de fora não consegue realmente sentir o seu peso.

Pimenta Malagueta

Chamar alguém de pimenta malagueta significa dizer que essa pessoa é difícil de lidar. Sua teimosia e implicância tornam as relações difíceis.

Umbanda

Na Umbanda, a pimenta é considerada um alimento quente e, por isso, associado ao fogo e utilizado por alguns mentores espirituais como Preto Velho e o Exu, com o intuito de renovação espiritual e limpeza de energias.

Sexualidade

Por ser de coloração forte, viva e possuir ardor incomparável, a pimenta muitas vezes está associada aos desejos carnais, uma vez que a expressão “picante” denota o prazer e a excitação. Ademais, a maioria dos formatos são pontiagudos o que de certa maneira, está associado ao falo, órgão reprodutor masculino.

Tatuagens Significados Pimenta


Pimenta

Fique Sabendo?


O CMVS possui validade?

Para atividade de Tatuagem e Piercing, a Licença de Funcionamento Sanitária, junto ao Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS), não possui validade. Uma vez concedida, se não houver nenhuma alteração de endereço, de responsável legal, ou fechamento do estúdio de tatuagem não é necessário protocolar nenhuma alteração junto ao CMVS.


Tatuagem mais probabilidade de dor:

Órgãos genitais ou próximo dos mesmos, Interior das coxas, Tornozelos, Pés, Mãos, Esterno (osso situado na parte anterior do tórax), Costelas, Peito (principalmente para os homens), Zona inferior das costas, Espinha dorsal, Cabeça, Qualquer zona da cara, Pescoço, Por de trás das orelhas, Axilas


Qual a sensação de tatuar?

Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um escaldão, parece que se está a ser picado por uma abelha, um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante.

Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento.

Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incomodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensava”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.