Placenta

PlacentaA placenta simboliza a vida, o espírito e a individualidade. Ela é a origem, tal como a água, que simboliza a origem da vida na Terra.

Curioso notar que na cultura Maori – povo indígena da Nova Zelândia – tanto “terra” como “placenta” são representadas pela mesma palavra – whenna.

Esse órgão, que é formado dentro do útero durante a gestação, envolve-se num cenário místico em muitas culturas. Assim, existem tradições em que após o nascimento de uma criança, a placenta, é enterrada. Trata-se de um ritual sagrado que representa o regresso às origens.

Do mesmo modo fazem os aimarás, por exemplo, povo pré-colombiano que acredita que a placenta é espiritualizada. A fim de prevenir que sua esposa ou seu filho adoeça, o pai da criança a lava e a enterra.

O ritual também é seguido por um povo nigeriano que enterra a placenta acreditando que ela seja o gêmeo do recém-nascido.

Na Ásia, os hmong acreditam que a placenta seja a primeira veste da criança. Ao enterrá-la, creem que, após a morte, a alma irá em busca dessa roupa.

Há, ainda, quem acredite que comer a placenta traz benefícios – seguindo o exemplo de muitos animais – o que é descartado pelos estudiosos da área da saúde.

Conheça outras simbologias:

Tatuagens Significados Placenta


Placenta

Fique Sabendo?


Quais as outras vacinas indicadas para os profissionais de tatuagem e piercing?

O calendário de vacina do Programa Nacional de Imunização por faixa de idade está disponível no site da COVISA.

As vacinas são encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Procure a unidade mais próxima da sua residência ou trabalho.

Para que a pessoa seja considerada imunizada é necessário receber todas as doses indicadas no esquema de imunização.


Qual a sensação de tatuar?

Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um escaldão, parece que se está a ser picado por uma abelha, um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante.

Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento.

Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incomodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensava”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!


Profissionais que trabalham informalmente em suas residências, os procedimentos de higiene são os mesmos?

Não há diferenciação alguma para os profissionais que trabalham em suas residências, uma vez que o risco sanitário está atrelado às práticas realizadas pelos tatuadores e body piercing e não pelo local de trabalho.

Portanto, para que o profissional possa proceder com a aplicação de tatuagem e piercing no ambiente domiciliar, é necessário que a estrutura e os procedimentos realizados sigam todas as medidas de controle de risco e de infecção descritas pela Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.

Mesmo nesses casos é necessária a solicitação de Licença de Funcionamento Sanitária, o CMVS, como MEI, devendo ser franqueado/ autorizado o acesso das Autoridades Sanitárias, nos casos de inspeção sanitária para liberação da licença


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.