Rinoceronte

O rinoceronte simboliza poder, proteção, liderança, soberania, firmeza, ferocidade e ao mesmo tempo representa passividade, não violência e solitude.

É o segundo maior mamífero terrestre e provém da família Rhinocerontidae, ocorrendo na África e Ásia. Possui cinco espécies diferentes, das quais três correm bastante risco de extinção.

Sua simbologia é muito contraditória, apesar de ser um animal com uma presença forte, além de apresentar alguns comportamentos agressivos, é mais natural vê-lo descansando nas sombras das árvores, passivamente, até mesmo pelo fato de ser herbívoro.

Na heráldica, ciência que estuda os brasões e escudos antigos, o rinoceronte simboliza tenacidade, vigor e harmonia. Já para as tribos africanas antigas, o animal representa coragem e fertilidade.

Rinoceronte

Há uma história que conta que o rei D.Manuel I de Portugal, querendo simpatizar e criar laços com o Papa Leão X, lhe mandou um rinoceronte como presente, simbolizando poder. Porém, o barco que levava o animal naufragou e o rinoceronte que estava acorrentado acabou por morrer afogado. O corpo foi recuperado e enviado ao papa mesmo assim.

Rinoceronte

Xilogravura representando o rinoceronte do rei D.Manuel I chamada ”Rinoceronte de Dürer”, feita pelo artista alemão Albrecht Dürer.

Simbolismo do Chifre do Rinoceronte

O chifre simboliza poder, sexualidade, fertilidade e virilidade. Alguns rinocerontes possuem dois chifres e outros somente um. Por apresentar um formato fálico, além de propriedades que são consideradas afrodisíacas e medicinais, os chifres dos rinocerontes são largamente comercializados no Oriente. Nas tribos africanas antigas representava fertilidade, pois era usado como um afrodisíaco também.

Rinoceronte

Simbolismo Espiritual do Rinoceronte

Os rinocerontes simbolizam solitude e reflexão no sentido espiritual. Passam a maior parte do tempo sozinhos, principalmente os machos, pastando no solo, deitados na relva, apreciando a paisagem selvagem. Por conta disso, são considerados seres tranquilos, preparados para situações adversas, mas na maior parte do tempo reflexivos.

Simbolismo do Rinoceronte nos Sonhos

O animal aparece nos sonhos em primeiro lugar para quebrar ou despertar os humanos das suas ilusões. Como no famoso ditado ‘’Nem tudo que se vê é o que parece’’, o rinoceronte é um ser contraditório, que parece agressivo, mas é bem mais ligado à tranquilidade.

Como um animal que aprecia a natureza, vive em paz, ele também aparece nos sonhos simbolizando gratidão e reflexão. Os humanos devem ser gratos ao que a vida proporciona a eles e ter um tempo para meditar e agradecer.

Os rinocerontes também são firmes e simbolizam liderança, quando aparecem nos sonhos podem ter correlação com a realização de objetivos, para que as pessoas sejam firmes e mantenham o foco em suas tarefas.

Tatuagem de Rinoceronte

O rinoceronte simboliza poder, liderança, solitude e reflexão. Na maior parte das tatuagens é representado com toda a sua grandiosidade e com seus chifres que correspondem ao mítico, pois eram vendidos antigamente como chifres de unicórnio na Europa.

Existem também as tatuagens tribais de rinocerontes, as quais apresentam o significado do animal para tribos antigas como poder, perigo, coragem, ferocidade e liderança. Algumas tatuagens tem ligação com o budismo, pois o animal também representa a meditação e reflexão.

Rinoceronte

By: Stefano Alcantara

Leia também:

Tatuagens Significados Rinoceronte


Rinoceronte

Fique Sabendo?


Com o passar do tempo a Tinta muda de cor?

A tinta escolhida para realizar a micropigmentação deve sempre ter em consideração a cor da pele, dos fios da sobrancelha e a cor do cabelo, pelo que se for escolhida corretamente esta irá apenas clarear e desvanecer com o passar do tempo.

É esperado que quando um pigmento é aplicado sobre a pele ele mude ligeiramente de cor, tornando-se um pouco mais escuro nos meses seguintes à aplicação e mais claro com o passar do tempo.


Onde dói mais tatuar?

Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar fazer uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.


É necessário manter notas fiscais dos produtos comprados?

Não. A equipe técnica do Núcleo de Vigilância de Serviços de Interesse da Saúde observa o registro/notificação dos produtos, junto à ANVISA, nos rótulos dos frascos contendo os produtos (tintas) bem como a validade e acondicionamento dos mesmos (frasco original, batoque etc).


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.