Roda do Dharma

A Roda do Dharma é um dos símbolos mais antigos e mais populares do Budismo. Em sânscrito seu nome é Dharmacakra. É muito comum encontrar esse símbolo nas portas de um templo budista, nos altares, em telhados de casas e até mesmo, nas bandeiras nacionais de alguns países como a Índia.

Roda Do Dharma

Note que a roda, em si mesma, é um símbolo usado por várias religiões e ideologias, pois significa algo que não tem começo, nem fim e não é encontrada na natureza. A roda foi criada pelo ser humano e dá ideia de estar em constante movimentos.

A roda é uma metáfora da vida mesma, posto que nos leva ao movimento. Segundo o reverendo budista Sandro Vasconcelos:

Girar a Roda, enfim, é transmitir o Dharma, a fim de que todas as doenças da alma humana sejam curadas; mantê-la em movimento enfatiza a necessidade de que o ensino deve ser exposto repetidamente e por meios hábeis, a fim de facilitar a assimilação dos conhecimentos e beneficiar os seres.

Significado

A Roda do Darma tem oito raios que representam o Nobre Caminho Óctuplo que são os oito passos para conseguir a iluminação. São eles:

  1. a correta compreensão
  2. a correta postura mental
  3. o correto modo de falar
  4. a correta ação
  5. o correto modo de vida
  6. o correto esforço
  7. a correta atenção
  8. a correta concentração

Estes foram os primeiros ensinamentos de Buda aos seus discípulos depois de vários dias meditando. Apontado por ele como o Caminho do Meio, a roda do Dharma conduzia seus seguidores à serenidade, à visão interior, à iluminação e à plenitude, que no budismo se chama Nirvana.

Observamos que a Roda do Dharma se compõe de dois círculos. O maior representa a Samsara ou a “roda de renascimentos” na qual somos prisioneiros.

O menor simboliza o Nirvana, quando se encontra a libertação final e definitiva do sofrimento e quando teremos a felicidade eterna.

A Roda do Dharma não tem uma representação única, pois seu desenho foi mudando conforme o budismo se espalhava na Ásia e no mundo.

Veja abaixo alguns exemplos:

Roda Do Dharma

Leia mais:

Tatuagens Significados Roda do Dharma


Roda do Dharma

Fique Sabendo?


Qual a importância do CMVS para os tatuadores e como conseguir o cadastramento?

CMVS (Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde)

Os serviços de aplicação de tatuagem e piercing são de interesse da saúde. Portanto, é importante que as Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios conheçam esses estabelecimentos para que possam realizar ações de fiscalização e de orientação de práticas seguras para que as medidas de biossegurança necessárias, na realização dos procedimentos, sejam adotadas e os procedimentos em questão sejam realizados com baixo risco à população usuária e aos profissionais atuantes no segmento.

O cadastramento é simples e não possui qualquer taxa. Todas as informações necessárias estão disponíveis no site da COVISA – Coordenadoria de Vigilância em Saúde.


Por que as tatuagens não saem com o tempo?

Simplesmente são feitas numa das camadas mais profundas da pele, que sofre renovação. … É por esse motivo que as do corpo, enquanto um risco de caneta, que só atinge a epiderme, desaparece com água e sabão.

As pessoas também perguntam por: Se as células da pele se renovam, por que a tatuagem não sai?


Qual a tatuagem mais antiga do mundo?

LONDRES — Pesquisadores consideram ter encontrado as do em duas múmias do Egito que datam de cinco mil anos atrás. As ilustrações incluem um touro selvagem e uma ovelha no braço de um cadáver homem e desenhos em formato da letra “S” no braço e no ombro de uma mulher mumificada.

As pessoas também perguntam por: ‘Tatuagens mais antigas’ do mundo são encontradas em múmias do Egito


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.