Sapo

O sapo simboliza a fertilidade, a abundância, a riqueza, a prosperidade, a boa sorte, o êxito, a força e a coragem, como aspectos bons e, ao mesmo tempo, também representa a morte, a bruxaria, a magia e o mal.

Sapo

Significado espiritual e místico do sapo

Para a alquimia o sapo é um símbolo de transformação, até pelo fato de sofrer metamorfose de girino para sapo adulto. Além de representar fertilidade, pois colocam vários ovos de uma só vez.

Ao morrer, o sapo fica negro e entra em estado de putrefação, se enchendo de seu próprio veneno. O alquimista submetia o corpo do animal ao fogo no processo alquímico até o transformar num elixir capaz de matar ou salvar o indivíduo.

Na Europa Medieval, o sapo esteve associado à magia e à bruxaria uma vez que as secreções tóxicas do animal simbolizava o mal, o demoníaco e a morte. Além de serem comuns para as bruxas, os sapos simbolizam o submundo, a morte, a escuridão e o veneno.

No Egito Antigo, o sapo simboliza fertilidade, estando ligado à deusa rã chamada de Heqet, que era retratada como uma mulher com cabeça de rã. Ela também era considerada a deusa do parto, representando fecundidade e renovação, já que era usada em amuletos por mulheres grávidas como uma forma de afastar o mal e proteger o parto.

Sapo

Imagem da deusa Heqet feita por UgiGiugi

Simbolismo do sapo no Cristianismo

No cristianismo o sapo simboliza a evolução espiritual na medida em que possui seu ciclo de vida metamórfico dividido em três estágios: ovos, girinos e adultos. Na arte cristã, o sapo simboliza a Santíssima Trindade.

O sapo como um símbolo da sorte

Na China, o sapo é um emblema de boa sorte, além de trazer a chuva.

Chamado de Chan Chu ou sapo chinês da fortuna, ele é um símbolo de prosperidade. É comum encontrá-lo como se fosse uma estátua, com os olhos vermelhos e sentado numa pilha de dinheiro.

Sapo

Foto de uma estátua do Chan Chu feita por @better_than_grey

Os chineses acreditam que esse objeto protege e, ao mesmo tempo, aumenta a riqueza do lugar onde é colocado. É deixado de frente para a porta como se estivesse convidando o dinheiro a entrar, porém, à noite deve ser virado de costas para a porta como para prevenir que o dinheiro ganho deixe aquele lugar.

Simbolismo do sapo nos sonhos

Existem diferentes significados para os sonhos mediante a forma como os sapos nele aparecem.

Popularmente as pessoas costumam dizer que sonhar com sapos pulando ou coaxando é sinal de sorte. Seria tal como uma representação de que a sorte grande caminha ao seu encontro.

O sonho com sapos dentro de casa, todavia, tem o significado contrário. Revela a existência de pessoas que querem prejudicar outras e, trazem, assim, o azar.

Simbologia do sapo nas fábulas

Nas fábulas e histórias populares, por exemplo, a do “O Príncipe Sapo”, o sapo simboliza a transformação de um nível inferior de existência para um superior, ou seja, o animal feio que se transforma em um príncipe com o beijo da princesa.

Ela, na condição de nobre, se desprende de seus preconceitos e dá vida nova ao rapaz, seu futuro pretendente.

Tatuagens Significados Sapo


Sapo

Fique Sabendo?


Todos os produtos utilizados em tatuagens precisam ter regularização na ANVISA?

Todos os produtos utilizados em procedimentos de tatuagem são enquadrados como produtos de interesse da saúde, tanto fabricados no Brasil como importados e desta forma precisam estar regularizados na ANVISA. Assim, para verificar a regularidade do produto, sempre observe o rótulo e procure pelo número da regularização.


O que é tatuagem e qual sua origem?

A é uma prática vastamente difundida no Japão desde o século 5 antes de Cristo. Usada para o embelezamento do corpo ou para marcar criminosos, a arte chegou a ser proibida em 1870.

As pessoas também perguntam por: Você sabe quais são as origens da tatuagem?


Alimentos remosos: o que são e lista de comidas a evitar

Os alimentos remosos são aqueles que possuem ação inflamatória, podendo resultar em algumas consequências para o corpo. Os alimentos remosos são aqueles ricos em gordura, óleos refinados, açúcares e sal, como salsicha, linguiça, biscoitos ou presunto, por exemplo.

Por terem esse tipo de composição, os alimentos remosos apresentam maiores chances de causar inflamação da pele e, por isso, podem interferir bastante no processo de cicatrização, aumentando as chances de ficar com cicatrizes visíveis ou de desenvolver complicações como as aderências.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.