Serpente

Serpente

A serpente é um réptil que muitas vezes está associado ao mal, à morte e escuridão, por ser considerado uma animal misterioso, traiçoeiro e venenoso. Contudo, é um símbolo muito rico em diversas culturas e, por outro lado, pode representar o rejuvenescimento, a renovação, a vida, a eternidade e a sabedoria.

Um dos episódios mais conhecidos da Bíblia recai sobre o momento em que Eva morde a maçã e renuncia ao paraíso influenciada pela serpente, disfarçada de Satã. A partir desse momento, a serpente indica, no Cristianismo, o pecado, um animal traidor, calculista, do submundo associado ao demônio.

Mitologia grego-romana

Na mitologia greco-romana, a figura da serpente surge com Asclépio (Esculápio) associada à cura, símbolo da medicina e da sabedoria.

Por outro lado, no mito de Laocoonte, sacerdote de Apolo (deus do Olimpo), a desobediência ao deus faz com que o mesmo envie duas grandes serpentes a fim de matar Laocoonte. A partir disso, a serpente representa o animal. Aliás, o grande herói da mitologia grega, Hércules, enfrentou o monstro Hidra, animal com corpo de dragão e nove cabeças de serpente.

Mitologia Nórdica

Na mitologia nórdica, Jormungand é conhecido como a serpente de Midgard, filho de Loki, deus gigante do fogo, da trapaça, da magia, e de Angurboda, deusa do medo. Odin, deus da sabedoria e da guerra, rapta seus três filhos (Fenrir, Jormungard e Hel), de modo que lança Jormungand no oceano e, desde então, adquire uma forma figurada numa serpente gigante que envolve todo o mundo e também engole sua própria cauda, como “Ouroborus”.

Ouroboros

Talvez essa seja a imagem mais figurativa para a simbologia da continuação, da renovação que carrega a serpente, pois a imagem de “Ouroborus”, é aquela que engole sua própria cauda, formando um círculo, representando o cosmos, a totalidade, a energia cíclica.

Leia mais sobre o significado da Ouroboros.

No Oriente

No hinduísmo, no budismo e na Yoga, a serpente representa a força vital, a cura bem como a energia cósmica e sexual, associada ao Kundalini (energia física e espiritual concentrada na base da coluna), sendo a espinha dorsal, a representação da serpente (energia) que chega até a cabeça, trazendo a cura e o equilíbrio cósmico.

Da mesma maneira, no Xamanismo, a serpente, animal que troca sua pele é considerado o devorador de doenças, e por isso, simboliza a cura, a sensualidade e também a vitalidade e a sabedoria.

A serpente emplumada: Quetzálcoatl

Para os astecas e os toltecas, povos mesoamericanos, a imagem de Quetzálcoatl é representada por uma serpente com penas, no espanhol, “serpiente emplumada”, a divindade mais importante, do elemento água, da vida e da renovação. Além disso, representa a energia e a força.

Horóscopo Chinês

As pessoas nascidas sob esse signo Yin, dos elementos água e terra, são em sua maioria como o própria simbologia do animal sugere: sábios, sensuais, elegantes, misteriosos e, ao mesmo tempo, desconfiados, inseguros, cautelosos, frios e calculistas.

Veja também a simbologia da Naja e da Cobra.

Tatuagens Significados Serpente


Serpente

Fique Sabendo?


Cadastro de clientes

O cadastro de clientes é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança do tatuado em longo prazo. Ele permite consulta em algum caso que necessite das informações do que foi feito ao longo do procedimento.

Existem exigências acerca do que deve conter o cadastro. Elas são:

dados de identificação do cliente: nome, telefone, endereço, data de nascimento e número do documento;
dados do procedimento: data de realização, local do corpo, reações adversas ocorridas e nome do profissional que executou a tatuagem.
informações sobre os produtos utilizados: nome do produto, lote, fabricante, data de fabricação e validade, número de registro da Anvisa, data de abertura do frasco;
termo de consentimento da tatuagem assinado pelo cliente;
para menores de idade, autorização por escrito dos responsáveis consentindo a tatuagem. No documento, devem estar anexadas a cópia da carteira de identidade do responsável e a cópia do documento de identificação ou certidão de nascimento do menor.


Terminada a sua tatuagem e agora?

Depois de terminada a sua tatuagem, ouça bem as recomendações do tatuador que irá explicar-lhe quais os cuidados a ter nos próximos dias e semanas.


Exigências aos profissionais tatuadores

Os tatuadores possuem contato direto com as agulhas e equipamentos que são usados na tatuagem. Por isso, devem seguir recomendações necessárias para poderem manusear os equipamentos com segurança.

Eles precisam estar vacinados e equipados com elementos de segurança (como luvas e máscara). Também está vedado aos tatuadores dar indicação de quaisquer medicamentos aos clientes, já que não têm licenciamento médico ou farmacêutico.

Seguir as normas garante maior segurança para o tatuador e o tatuado. Elas funcionam para evitar alergias, infecções e riscos iminentes de más práticas de higiene. Comprometer-se em mantê-las corretamente mostra profissionalismo e respeito pelo seu público, pois assegura o bem-estar dele.

Com uma boa conduta frente às legislações e protocolos do seu estabelecimento, seguindo as normas da Anvisa, você terá um nome bem-visto pelo mercado. Isso é fundamental para ganhar clientela, que preza pela segurança ao se tatuar.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.