Shekiná

Shekiná é um estado interior que se revela como um sentimento divino da presença de Deus.

A palavra shekiná, que tem ainda outras grafias como Shekinah, shechina e shekina, tem origem hebraica e a mesma raiz que o verbo hebraico shachan, que significa “habitar”, de modo que shekiná, por extensão, significa “em quem Jeová habita”.

Aparecendo diversas vezes nas Escrituras Sagradas, os teólogos a interpretam como “manifestação da glória de Deus” ou “Divina Presença”. Tanto a Bíblia como o Alcorão apresentam passagens em que consta o conceito de Shekiná, citando-se como exemplo: “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” (Salmos 51:11).

Assim, quando se escuta a frase comumente proferida nos meios evangélicos “Deus habita em mim” significa que essa pessoa sente a presença de Deus, a sua manifestação ou a presença divina na sua vida como se Deus habitasse nessa pessoa.

O Shekiná é também um símbolo cabalístico, que representa o elemento feminino em Deus. Nesse sentido, tem sido interpretado como a deusa pagã Lilith – a primeira Eva – cuja origem seria idêntica a de Adão, ou seja, da terra. Ao passo que Lilith se rebelou contra Deus, porque exigia igualdade entre ambos, fugiu do paraíso e se tornou esposa de Samel – o senhor das forças mal.

Tatuagens Significados Shekiná


Shekiná

Fique Sabendo?


Você sabe que não é permitida a venda de pomadas anestésicas no estúdio de tatuagem?

No Brasil, as pomadas anestésicas são enquadradas como medicamentos. A venda de medicamentos somente é permitida por empresas que tenham licença de funcionamento sanitária para a comercialização, tais como os comércios atacadistas de medicamentos ou drogarias. Desta forma, estúdios não são enquadrados nessas categorias, não possuindo os requisitos exigidos na legislação sanitária vigente para exercer o comércio.


Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material Biológico:

• Lavar a área contaminada com água e sabão
• Não espremer a área atingida
• Não esfregar
• Procurar atendimento médico com Urgência (nas primeiras duas horas após o acidente, até 72horas)
• Realizar teste para HIV, Hepatite B e C (teste rápido)
• Realizar teste para HIV, Hepatite B e C no paciente fonte (quando conhecido) (teste rápido)


Exigências aos profissionais tatuadores

Os tatuadores possuem contato direto com as agulhas e equipamentos que são usados na tatuagem. Por isso, devem seguir recomendações necessárias para poderem manusear os equipamentos com segurança.

Eles precisam estar vacinados e equipados com elementos de segurança (como luvas e máscara). Também está vedado aos tatuadores dar indicação de quaisquer medicamentos aos clientes, já que não têm licenciamento médico ou farmacêutico.

Seguir as normas garante maior segurança para o tatuador e o tatuado. Elas funcionam para evitar alergias, infecções e riscos iminentes de más práticas de higiene. Comprometer-se em mantê-las corretamente mostra profissionalismo e respeito pelo seu público, pois assegura o bem-estar dele.

Com uma boa conduta frente às legislações e protocolos do seu estabelecimento, seguindo as normas da Anvisa, você terá um nome bem-visto pelo mercado. Isso é fundamental para ganhar clientela, que preza pela segurança ao se tatuar.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.