Símbolo da Arquitetura

Simbolo ArquiteturaO Símbolo da Arquitetura é constituído de dois elementos principais que se conjugam. De um lado, um esquadro, e de outro, um compasso, formando uma espécie de retângulo. Tanto um como o outro, simbolizam a Céu e a Terra.

O compasso é posicionado de modo a representar o seu traçado circular, remetendo à abóbada celeste, já o esquadro simboliza as coisas fixas da Terra.

O compasso simboliza a construção da perfeição, pois ele serve para desenhar a figura mais perfeita de todas, que é o círculo. Além disso, simboliza a justiça e a precisão.

O compasso simboliza também o olho de Deus, que vive dentro do coração e do espírito humano. Representa, portanto, a inteligência divina ao serviço do homem.

O esquadro representa os conhecimentos terrestres e humanos e os alicerces da vida. O esquadro simboliza, assim, a ação material do homem sobre a natureza.

No campo da Arquitetura, o esquadro é usado para traçar as bases do trabalho, pois uma obra não se inicia pelo telhado. Ou seja, o esquadro confere o suporte para aquilo que o compasso vai criar.

A união entre esquadro e compasso remete à cosmogonia e aos mistérios entre o terrestre e o celeste.

A letra G, que aparece no meio do emblema, simboliza a geometria e a ordem do cosmo, remetendo a um nível de consciência, conhecimento e racionalização elevado.

No anel de formatura do arquiteto há uma safira azul, que simboliza a pedra celeste. O azul simboliza todas as atividades criadoras.

O Dia do Arquiteto é comemorado em 15 de dezembro.

Curiosamente, o símbolo da arquitetura é também um dos símbolos maçônicos. Para saber mais, veja Símbolos da Maçonaria e Símbolo da Administração.

Tatuagens Significados Símbolo da Arquitetura


Símbolo da Arquitetura

Fique Sabendo?


Pode tomar remédio depois de fazer tatuagem?

Não existem evidências na literatura de que o uso de antibióticos após a realização de possa alterar a cor ou algo do tipo. Inclusive, caso haja infecção decorrente da , é indicada antibioticoterapia.

As pessoas também perguntam por: Fiz micropigmentação e esqueci disso! E tomei remédio! É perigoso …


Tatuagem mais probabilidade de dor:

Órgãos genitais ou próximo dos mesmos, Interior das coxas, Tornozelos, Pés, Mãos, Esterno (osso situado na parte anterior do tórax), Costelas, Peito (principalmente para os homens), Zona inferior das costas, Espinha dorsal, Cabeça, Qualquer zona da cara, Pescoço, Por de trás das orelhas, Axilas


Profissionais que trabalham informalmente em suas residências, os procedimentos de higiene são os mesmos?

Não há diferenciação alguma para os profissionais que trabalham em suas residências, uma vez que o risco sanitário está atrelado às práticas realizadas pelos tatuadores e body piercing e não pelo local de trabalho.

Portanto, para que o profissional possa proceder com a aplicação de tatuagem e piercing no ambiente domiciliar, é necessário que a estrutura e os procedimentos realizados sigam todas as medidas de controle de risco e de infecção descritas pela Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.

Mesmo nesses casos é necessária a solicitação de Licença de Funcionamento Sanitária, o CMVS, como MEI, devendo ser franqueado/ autorizado o acesso das Autoridades Sanitárias, nos casos de inspeção sanitária para liberação da licença


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.