Símbolo da Biologia
O símbolo da Biologia é representado por um círculo preenchido na cor azul, onde há folhas e um espiral, composição que carrega uma bonita simbologia.
Esse símbolo tem o sentido de origem da vida, na medida em que transmite a ideia de um espermatozoide fecundando um óvulo.
Cada elemento presente na composição do símbolo dos biólogos reforça o conceito sobre a profissão, sua missão e seus objetivos.
O círculo representa o nosso planeta. Ele simboliza perfeição, pois se inicia e se encerra em si. Além disso, representa união, relação que estabelece a comunicação entre os profissionais e favorece o seu crescimento.
O espiral representa o DNA, responsável pela informação genética dos seres vivos. Esse elemento carrega consigo, ainda, o sentido de desenvolvimento profissional.
Na sua ponta, surge o formato de um espermatozoide entre duas folhas, em representação da natureza.
Há quem sugira que o espiral constante na folha do lado direito do símbolo faz referência a um caracol ou, possivelmente, a uma asa de borboleta.
As cores também foram escolhidas com cuidado. Com predomínio do azul, que é a cor da Biologia, o azul faz referência à água, enquanto o verde, à natureza.
Importa referir que esse símbolo da Biologia é de uso exclusivo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Biologia brasileiros.
Esse também é o símbolo da Biologia Marinha. Isso porque a Biologia Marinha é uma especialização das Ciências Biológicas, sendo assim, o mesmo símbolo.
Que tal conhecer outros símbolos profissionais?
Tatuagens Significados Símbolo da Biologia
Símbolo da Biologia
Fique Sabendo?
Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?
É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.
Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.
Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.
ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos
Esterilização e descarte de materiais
Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. É vedada a reutilização desses materiais. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhido para sua incineração.