Símbolo da Enfermagem

O Símbolo da Enfermagem é representado pela lâmpada à óleo (forma de uma lamparina grega) acesa, uma cobra e a cruz vermelha. Juntos, esses elementos representam essa profissão que se traduz em zelo, cuidado e respeito.

Simbolo Da Enfermagem

Segundo a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Resolução COFEN-218/1999), os significados atribuídos ao símbolo da enfermagem são:

  • Cobra: magia, alquimia, uma vez que representa o renascimento ou a cicatrização
  • Cobra + cruz: ciência
  • Lâmpada: caminho, ambiente
  • Seringa: técnica

Além disso, vale dizer que a pedra símbolo da enfermagem é a esmeralda, bem como a cor que a representa é justamente o verde esmeralda.

O símbolo do Técnico e Auxiliar em Enfermagem segue esse modelo. Ele também é representado por uma lamparina, contudo, a cobra e a cruz são substituídas por uma seringa.

História do Símbolo

A escolha do símbolo da enfermagem remonta ao século XIX. É uma homenagem a uma aristocrata inglesa chamada Florence Nightingale (1810-1920), a qual dedicou sua vida à profissão de enfermeira.

Por ocasião da Guerra da Crimeia (1853-1856), Florence trabalhou dedicadamente para cuidar dos feridos. Na base militar de Scutari (Turquia Otomana), ela interviu principalmente nas questões de higiene pessoal, salubridade, medicações básicas e alimentação.

Muito dedicada e cuidadosa, Florence caminhava todas as noites pelos corredores das tendas dos enfermos, a fim de visitar os pacientes feridos. Sempre carregava uma lamparina que iluminava suas rondas noturnas. Por esse motivo, ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”.

Diante disso, o símbolo da enfermagem moderna homenageou Florence Nightingale. Por meio de seus atos, ela demonstrou o zelo, a busca de bem-estar e a saúde de seus pacientes, trazendo a luz e a esperança da cura.

Tatuagem

Simbolo Da Enfermagem

Muitas pessoas gostam de deixar gravado seu amor à profissão. Assim, os símbolos das respectivas profissões podem ser tatuados, mas há ainda outras imagens que podem transmitir o ofício de cada um.

Entre os enfermeiros, é comum encontrar uma junção de corações com a cruz vermelha. Outros exemplos são a cruz com o estetoscópio ou com as linhas dos batimentos cardíacos.

Conheça também os símbolos da Medicina e da Fisioterapia.

Tatuagens Significados Símbolo da Enfermagem


Símbolo da Enfermagem

Fique Sabendo?


Pode passar hidratante na tatuagem Recém-feita?

Isso vale, especialmente, nos primeiros dias, mas não custa nada manter uma rotina de hidratação, mesmo depois de cicatrizar. … Então, um creme sempre vai ajudar a amenizar essas irritações e evitar que você coce por cima da . Por fim, a hidratação ajuda a manter a cor e a vivacidade do desenho.

As pessoas também perguntam por: veja como cuidar da tatuagem para que fique sempre impecável


Os grandes medos

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue! O primeiro é facilmente resolvido – basta fazer a tatuagem num local onde não está a assistir ao processo ou então não olhar; quanto ao segundo, é muito raro alguém sangrar ao ser tatuado, a não ser que tenha bebido álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes. Para além disso, as agulhas apenas penetram poucos milímetros da pele e, ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa vezes sem conta a área de trabalho.


Qual a origem da tatuagem no Brasil?

Isso se tornou possível após a invenção da máquina de por Samuel O’ Reilly, em 1891. No caso do , a tornou-se comum a partir dos anos 1960. O primeiro tatuador profissional atuante no foi o suíço Knud Gegersen, que a Santos, São Paulo, em 1959, e ficou conhecido como Lucky Tattoo.

As pessoas também perguntam por: História da Tatuagem


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.