Símbolos Japoneses

Os Símbolos Japoneses refletem a cultura desse povo que tem tradições milenares. Além de símbolos que identificam a sociedade nipônica, há outros que refletem um importante significado para povo japonês. É o caso do tigre (emblema utilizado pelos samurais) e da carpa (que representa resistência e perseverança), por exemplo.

Exemplos de Kanjis

Nas tatuagens, é bastante comum encontrar kanjis, que são caracteres utilizados no sistema de escrita japonesa. Isto decorre da intenção de expressar uma ideia ou um sentimento através de palavras que não sejam tão comuns às pessoas.

1. Família

Simbolos Japoneses

2. Amor

Simbolos Japoneses

3. Paz

Simbolos Japoneses

4. Felicidade

Simbolos Japoneses

Maneki Neko

Simbolos Japoneses

Maneki Neko, ou Gato da Sorte, é um símbolo comum de sorte. Trata-se de uma escultura de um gato branco acenando.

Segundo a lenda, esse símbolo teve origem quando um samurai passou por um gato e teve a sensação de que o animal estivesse acenando para ele. Este fato fez com que o guerreiro fosse ao encontro do gato e evitasse uma armadilha que estava preparada para ele.

Daí decorre que os gatos sejam considerados como um símbolo de sorte.

O Maneki Neko é geralmente feito de cerâmica e pode ser encontrado na entrada dos comércios japoneses.

Daruma

Simbolos Japoneses

Daruma é um boneco que representa o monge budista Bodidarma.

Ele é oco, não tem braços nem pernas e tem bigode. Outra característica importante é o fato de ele ter círculos brancos no lugar dos olhos.

Diz a lenda que Bodidarma teria cortado sua pálpebras com o intuito de se manter acordado para poder meditar. Por esse motivo, o boneco não tem olhos.

É tradição que o dono do boneco pinte o olho direito do boneco e faça um pedido. O olho esquerdo deverá ser pintado somente após aquilo que pediu ter se realizado.

Símbolos Nacionais

O Japão é conhecido como a “Terra do Sol Nascente”. Deste modo, o Sol é um emblema nacional e está representado na bandeira desse país como um círculo vermelho. Os japoneses acreditam que seus imperadores são descendentes de Amaterasu (deusa do Sol).

Simbolos Japoneses

A flor de cerejeira, também conhecida como sakura, tem um significado muito importante no Japão. Lá a abundância dessas flores indica se o ano será bom para a produção do arroz, que é um alimento que representa dádiva divina para os japoneses.

Simbolos Japoneses

Conheça a simbologia da arte floral japonesa (Ikebana) em Flor.

Saiba mais em:

Tatuagens Significados Símbolos Japoneses


Símbolos Japoneses

Fique Sabendo?


Quais as outras vacinas indicadas para os profissionais de tatuagem e piercing?

O calendário de vacina do Programa Nacional de Imunização por faixa de idade está disponível no site da COVISA.

As vacinas são encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Procure a unidade mais próxima da sua residência ou trabalho.

Para que a pessoa seja considerada imunizada é necessário receber todas as doses indicadas no esquema de imunização.


Tatuagem inflamada: porque acontece e o que fazer

A tatuagem inflamada geralmente leva ao surgimento de sinais como vermelhidão, inchaço e dor no local da pele onde foi feita, gerando desconforto e preocupação de que possa ser sinal de algo grave.

No entanto, é normal que a tatuagem fique inflamada nos primeiros 3 a 4 dias, já que é uma reação natural da pele ao tipo de lesão que foi causada pela agulha, sem ser indicação de algo mais grave como alergia ou infecção.

Assim, é muito importante começar com os cuidados adequados logo depois que se termina de fazer a tatuagem, para diminuir a irritação da pele e garantir que não surgem outras complicações.


Como a tatuagem é vista pela sociedade?

Nossa pesquisa revelou que 41% das pessoas com apenas uma sofreram algum tipo de preconceito. Já 55% das pessoas que responderam a pesquisa dizendo ter 5 sofreram discriminação, e 77% das pessoas com 12 passaram por algum episódio de rejeição.

As pessoas também perguntam por: Tatuagem e preconceito: o que saber.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.