Símbolos de Luto

Simbolos De Luto

O luto é expresso de formas diferentes pelas culturas. O negro, numa referência à morte vista com tristeza como se fosse um castigo, é utilizado na maior parte dos países.

Na China e no Japão, por exemplo, o luto é representado pela cor branca, uma vez que ela dá início à vida eterna.

Fita Preta

A imagem de uma fita preta é o principal símbolo de luto. A fita é um símbolo de consciência e é largamente utilizada por diversos grupos mediante as cores que revelam cada qual um propósito.

Assim, pelo fato de o preto caracterizar o mal, a tristeza e, logo, o azar, a cultural ocidental adotou a fita com essa cor como sinal de luto.

Bandeira a Meio Mastro

Em repartições públicas, as bandeiras hasteadas no meio do mastro ou a meia haste sinalizam o luto de uma nação.

Trata-se de um protocolo em decorrência do falecimento de algum elemento do governo ou alguma personalidade de importância nacional.

A colocação da bandeira nessa posição é feita de forma lenta e cerimoniosa. Primeiro, a bandeira é levada ao topo do mastro para, de seguida, ser abaixada até ao seu meio.

Roupa Preta

A utilização de roupas pretas também indicam luto. Assim, não só em funerais mas durante algum tempo após a morte de alguém próximo, há pessoas que mantém o costume existente há milhares de anos de se vestir de preto.

No caso de viúvas, o luto pode durar uma vida. A rainha Vitória do reino Unido se vestiu de preto durante 40 anos após o falecimento de seu esposo, em 1861.

Conheça também os símbolos da Morte.

Tatuagens Significados Símbolos de Luto


Símbolos de Luto

Fique Sabendo?


Qual é a múmia mais antiga do mundo?

A conhecida é Ötzi (ou The Iceman), congelado em uma glaciação, nos alpes Ötztal, em torno de 3300 a.C. e foi encontrada em 1991. Uma outra , no entanto menos preservada, foi encontrada em Nevada, EUA em 1940, e foi datada com carbono-14 em torno de 7400 a.C..

As pessoas também perguntam por: Múmia Wikipédia, a enciclopédia livre


Os grandes medos

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue! O primeiro é facilmente resolvido – basta fazer a tatuagem num local onde não está a assistir ao processo ou então não olhar; quanto ao segundo, é muito raro alguém sangrar ao ser tatuado, a não ser que tenha bebido álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes. Para além disso, as agulhas apenas penetram poucos milímetros da pele e, ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa vezes sem conta a área de trabalho.


Tatuagem menos probabilidade de dor:

Omoplatas, Braços, Barriga da perna, Exterior das coxas, Nádegas


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.