Símbolos de Natal e seus significados

Há muitos símbolos associados ao Natal, dia em que se comemora o nascimento de Jesus. O significado de cada um desses símbolos carrega um sentimento de alegria e de esperança.

Estrela de Natal

Simbolos De Natal

Importante símbolo do Natal, a estrela guiou os três reis magos (Baltazar, Gaspar e Melchíor) até ao local do nascimento do menino Jesus. Com eles, levaram ouro, incenso e mirra para presentear Jesus.

A estrela é um símbolo que fica no topo das árvores de Natal na medida em que simboliza tanto o objeto norteador dos reis magos, como o próprio Cristo. Isso porque Cristo é o símbolo da verdade e da vida, ou seja, a “estrela guia da humanidade”.

Sinos de Natal

Simbolos De Natal

Os sinos marcam o som dos céus. Por esse motivo, suas badaladas na noite de Natal anunciam o nascimento do Menino Jesus, o Salvador.

Nesse sentido, os sinos assinalam a passagem para uma nova era, uma vida pautada nos ensinamentos de Cristo, que veio salvar a humanidade de seus pecados.

Velas de Natal

Simbolos De Natal

A luz emanada das velas de Natal, simbolizam a luz de Jesus Cristo que ilumina os caminhos da vida.

Muito usada antes da chegada da luz elétrica, as velas estavam associadas à luz divina e ao espírito divino.

Presépio

Simbolos De Natal

O presépio corresponde à cena de natividade, ou seja, o nascimento do menino Jesus num estábulo.

Fazem parte do presépio: a manjedoura com o menino Jesus, sua mãe Maria, seu pai José, os três reis magos, os pastores e animais como vaca, burro e ovelhas.

Árvore de Natal

Simbolos De Natal

O costume de enfeitar a árvore de Natal remonta ao século XVI e, originalmente, representava o solstício do inverno.

Na tradição cristã, a árvore de Natal simboliza a vida, a paz, a esperança e suas luzes simbolizam as estrelas, o Sol e a Lua.

Papai Noel

Simbolos De Natal

O Papai Noel é retratado como um velhinho gordo, com barbas e cabelos brancos, roupa vermelha e branca e, nas costas, um saco de presentes.

Sua figura baseia-se em São Nicolau Taumaturgo, bispo de Mira.

São Nicolau é um santo popular e padroeiro da Noruega, da Rússia e da Grécia. Acredita-se que viveu na Turquia, na cidade de Mira, no século IV, onde saía com um saco cheio de ouro e lançava moedas pelas chaminés das casas das pessoas necessitadas.

Ceia de Natal

Simbolos De Natal

A ceia de Natal simboliza o banquete eterno e a união da família.

Tem origem na Europa a partir do costume do povo europeu de receber pessoas na noite de Natal para confraternização.

Tatuagens Significados Símbolos de Natal e seus significados


Símbolos de Natal e seus significados

Fique Sabendo?


Se eu abro uma MEI e tenho CNPJ não significa que estou cadastrado nos órgãos sanitários?

Não, a abertura de uma MEI ou o fato de se ter um CNPJ significa apenas que o Estúdio de Tatuagem se regularizou perante a Receita Federal. No entanto, para que os serviços de tatuagem, piercing e maquiagem definitiva possam funcionar, estes devem estar regularizados junto a Vigilância Sanitária.

No município de São Paulo, a Licença de Funcionamento Sanitária, segue as determinações da Portaria SMS.G nº. 2215/2016 (regulamenta o CMVS e a concessão da Licença de Funcionamento Sanitária).


Procedimentos efetuados nos clientes devem estar relatados em ficha de anamnese?

Devem seguir as orientações do modelo da Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.

Art. 3º – Os estabelecimentos devem manter ficha cadastral de todos os clientes atendidos, contemplando os seguintes registros:

a) Identificação do cliente: nome completo, data de nascimento, sexo, endereço completo e o número da identidade;
b) Data de atendimento do cliente;
c) Tipo de procedimento realizado com data e local do corpo onde foi realizado o procedimento;
d) Eventos adversos/Intercorrências (alergias, infecções, acidentes e outras);
e) Autorização por escrito dos pais e na falta destes, do responsável legal, em caso de menores de 18 anos de idade, anexada à ficha cadastral;
f) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
g) Informações dos produtos utilizados no procedimento: • Nome do produto; • Nº. de lote; • Fabricante; • Nº. de registro na Anvisa; • Data de fabricação; • Data de validade; • Data de abertura do frasco.
h) Nome do profissional que realizou o procedimento;


Alimentos remosos: o que são e lista de comidas a evitar

Os alimentos remosos são aqueles que possuem ação inflamatória, podendo resultar em algumas consequências para o corpo. Os alimentos remosos são aqueles ricos em gordura, óleos refinados, açúcares e sal, como salsicha, linguiça, biscoitos ou presunto, por exemplo.

Por terem esse tipo de composição, os alimentos remosos apresentam maiores chances de causar inflamação da pele e, por isso, podem interferir bastante no processo de cicatrização, aumentando as chances de ficar com cicatrizes visíveis ou de desenvolver complicações como as aderências.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.