Símbolo Tóxico: Caveira e Ossos Cruzados

Os símbolos de aviso ou perigo são comumente usados para alertar as pessoas a respeito de objetos, locais, materiais e recipientes que são perigosos, contendo veneno ou radioatividade.

O símbolo tóxico, representado por uma caveira com ossos cruzados, simboliza perigo, ameaça, veneno e morte.

Simbolo Toxico Caveira E Ossos Cruzados

Pode apresentar fundos e cores diferentes, mas no geral serve de alerta para componentes químicos ou tóxicos. A figura é justamente usada para ser universal, para que falantes de todos os idiomas possam reconhecê-la.

Ela passou a ser usada como um alerta em rótulos de frascos de veneno ou qualquer substância venenosa por volta de 1850, pois em 1829 o Estado de Nova Iorque validou uma lei que obrigava esses produtos tóxicos a possuir uma rotulagem para avisar do perigo.

Simbolo Toxico Caveira E Ossos Cruzados

Caveira e Ossos Cruzados: Simbologias

O símbolo da caveira e ossos cruzados não tem origem definida, mas é bastante antigo, datando por volta da Idade Média.

Para a Maçonaria é um símbolo importante, representando renascimento e a passagem do mundo material para o mundo espiritual. Ele é usado em rituais de iniciação.

Pode simbolizar a Daath Sefirot na Árvore da Vida da Cabala, a qual é uma localização elevada e espiritual de entendimento. Só é possível se chegar a esse lugar com a morte espiritual e o renascimento.

Simbolo Toxico Caveira E Ossos Cruzados

Segundo a teoria o número 322 tem ligação com o ano em que a sociedade ”Crânio e Ossos” foi fundada, 1832, e por ser o segundo capítulo de uma suposta irmandade secreta alemã.

Uma sociedade secreta chamada ‘’Crânio e Ossos’’ foi formada em 1832 na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Ela perdura até hoje e possui o símbolo da caveira e ossos cruzados como inspiração para simbolizar o seu mistério.

Essa irmandade é repleta de ex-alunos importantes e teorias da conspiração. Há algumas hipóteses da jornalista Alexandra Robbins que correlacionam ela com o movimento Illuminati.

Leia mais: Símbolos Illuminati e Símbolos da Maçonaria

Caveira e Ossos Cruzados para os Piratas

Esse símbolo foi associado à ‘’Jolly Roger’’, ou seja, à bandeira de algumas tribos de piratas por volta do século 17 e 18.

A figura foi usada de formas diferentes, com um fundo preto, ela também aparece com espadas cruzadas ao invés de ossos.

Simbolo Toxico Caveira E Ossos Cruzados

Jolly Roger pelo pirata Calico Jack

Ela simboliza ameaça e tem correlação com os ossos das vítimas dos piratas.

Muitos navios desses grupos marginais possuíam um bandeira neutra e ao chegar no país que iriam atacar içavam a ‘’Jolly Roger’’.

Simbolo Toxico Caveira E Ossos Cruzados

Por causa dos piratas essa figura se tornou um símbolo universal, sendo empregada na cultura popular, em músicas, como símbolo esportivo e militar.

Um exemplo é o romance de aventura ‘’A Ilha do Tesouro’’ (1883) do autor Robert Louis Stevenson, que possui diversas versões em filme.

Caveira e Ossos Cruzados na Simbologia Funerária

Essa figura foi usada para marcar a entrada de diversos cemitérios, principalmente da Espanha. Simboliza a inevitável chegada da morte e para os cristãos dos séculos 18 e 19 representa a vitória de Jesus Cristo perante a morte.

Simbolo Toxico Caveira E Ossos Cruzados

Entrada de um cemitério espanhol na Califórnia, fundado pela Missão Santa Bárbara. Foto by Robert A. Estremo

O símbolo era usado tanto para fazer crucifixos, quanto para ser esculpido nas lápides, estando presente em funerais. As pessoas pretendiam passar a mensagem universal de que o ser humano é mortal.

Tem correlação com o Memento Mori, que é uma teoria latina do cristianismo medieval que diz que o ser humano deve cultivar a alma e focar na vida após a morte, pois esta é implacável.

Simbolo Toxico Caveira E Ossos Cruzados

Inscrição de Memento Mori na lápide (1746) by Daniel Naczk

Confira também:

Tatuagens Significados Símbolo Tóxico: Caveira e Ossos Cruzados


Símbolo Tóxico: Caveira e Ossos Cruzados

Fique Sabendo?


Estabelecimentos de pigmentação definitiva são obrigados a seguir a legislação vigente?

Sim. Todos os estabelecimentos devem seguir a legislação vigente.


Esterilização e descarte de materiais

Para realizar esse processo, é requisito dispor de uma área destinada apenas à esterilização e assepsia dos materiais. Os jatos, pinças e peças da máquina de tatuagem precisam ser higienizados em autoclave. Após a limpeza, devem permanecer lacrados e serem abertos apenas na presença do cliente.

Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. É vedada a reutilização desses materiais. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhido para sua incineração.


Quais as outras vacinas indicadas para os profissionais de tatuagem e piercing?

O calendário de vacina do Programa Nacional de Imunização por faixa de idade está disponível no site da COVISA.

As vacinas são encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Procure a unidade mais próxima da sua residência ou trabalho.

Para que a pessoa seja considerada imunizada é necessário receber todas as doses indicadas no esquema de imunização.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.