Símbolo da Medicina Veterinária

Simbolo Da Veterinaria

O símbolo da Medicina Veterinária é representado por uma cobra entrelaçada no Bastão de Asclépio (ou Esculápio) e pela letra V.

Assim, ele se assemelha ao símbolo da medicina humana. Sua diferença é marcada pela presença da letra que indica a profissão de veterinário.

Sua origem remonta a Asclépio, deus da Medicina na mitologia grega.

Segundo a lenda, Asclépio teria aprendido de forma notável a ciência médica com seu mestre Quíron.

Pelo fato de saber dosear muito bem as misturas do sangue de Górgona ele curava doentes, ganhando a fama de ressuscitá-los.

Os elementos que compõem o símbolo da Medicina Veterinária carregam o seguinte significado:

  • Bastão: representa autoridade do profissional e o seu apoio aos pacientes. De acordo com a mitologia, o bastão era feito de um galho de árvore, motivo pelo qual ele também representa a capacidade curativa das plantas.
  • Cobra: representa cura ou renascimento, o que reflete o fato de esse réptil ser capaz de se transformar a partir da mudança de pele.

No Brasil, o símbolo da Medicina Veterinária foi padronizado pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). Isso porque não havia um símbolo comum utilizado pelas diversas instituições.

O símbolo adotado pelo CFMV resultou de um concurso promovido em 1994. Nele foi acrescentada uma moldura em forma de hexágono.

O símbolo é verde, mas apresenta duas tonalidades. Enquanto o bastão e a letra “V” são verde-escuros, a cobra e a moldura são claros.

Conheça outros símbolos profissionais de saúde:

Tatuagens Significados Símbolo da Medicina Veterinária


Símbolo da Medicina Veterinária

Fique Sabendo?


Em que ano surgiu a palavra tatuagem?

Um importante registo feito pelo navegador britânico James Cook conta que, ao aportar no Taiti, em 1769, ambos os sexos pintavam o corpo e chamavam o ato de tattow. Daí o termo que conhecemos hoje.

As pessoas também perguntam por: Como surgiu a tatuagem? Conheça a história – Alcabones Tattoo


O que acontece quando a tattoo não pegou a tinta?

Agulha de tamanho errado Quando isso acontece e temos muita experiência é um dos fatores que pode fazer com que a biqueira solte a . Se agulha estiver muito justa, além de soltar a , ela pode travar na biqueira e consequentemente colocar em risco o resultado do trabalho.

As pessoas também perguntam por: Por que muitas vezes a tinta de tatuagem não desce na biqueira?


Onde dói mais tatuar?

Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar fazer uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.