Qual a importância do CMVS para os tatuadores e como conseguir o cadastramento?
CMVS (Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde)
Os serviços de aplicação de tatuagem e piercing são de interesse da saúde. Portanto, é importante que as Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios conheçam esses estabelecimentos para que possam realizar ações de fiscalização e de orientação de práticas seguras para que as medidas de biossegurança necessárias, na realização dos procedimentos, sejam adotadas e os procedimentos em questão sejam realizados com baixo risco à população usuária e aos profissionais atuantes no segmento.
O cadastramento é simples e não possui qualquer taxa. Todas as informações necessárias estão disponíveis no site da COVISA – Coordenadoria de Vigilância em Saúde.
Fique Sabendo?
Dicas de Cicatrização Tatuagem
Durante o processo de cicatrização, é normal que a tatuagem ganhe uma crosta e que dê comichão – evite coçar e deixe que a crosta desapareça por si só.
É necessário manter notas fiscais dos produtos comprados?
Não. A equipe técnica do Núcleo de Vigilância de Serviços de Interesse da Saúde observa o registro/notificação dos produtos, junto à ANVISA, nos rótulos dos frascos contendo os produtos (tintas) bem como a validade e acondicionamento dos mesmos (frasco original, batoque etc).
Qual é a sensação de fazer uma tatuagem?
Embora um traço único e forte possa ser doloroso (a é parecida com a de um corte) pense o seguinte: quanto mais vezes o tatuador passar as agulhas no mesmo lugar, mais vai doer. A pele vai ficando cansada depois de repetidas lesões, cada vez mais machucada e cada vez mais sensível.
As pessoas também perguntam por: Medo de agulha? Dicas para quem vai fazer a primeira tatuagem!