Ametista

Ametista

A pedra ametista representa o equilíbrio, a moral e a humildade. É um símbolo de proteção e que transmite paz de espírito.

Ametista é uma pedra semipreciosa que tem capacidades de equilíbrio. Ela resguarda as pessoas que a utilizam de todo o tipo de embriaguez, ou seja, não só a proveniente das bebidas alcoólicas, como qualquer sensação de êxtase que coloca as pessoas fora de si.

Assim, a palavra ametista tem origem no grego ametius e significa “que não está em estado de embriaguez”.

Embora não seja possível confirmar, é possível que seja esse o motivo pelo qual ela era usada pelos bispos ortodoxos, estando presente nos seus anéis.

Isso porque, tendo em conta a sua responsabilidade espiritual, o bispo tinha que se resguardar dos prazeres intensos.

Associada à sua cor, a ametista representa um papel significativo para os cristãos. A cor violeta representa o clero e o equilíbrio entre material e espiritual. De acordo com a tradição cristã, a ametista carrega um forte sentido de moral e humildade.

Além desses significados, acresce as suas propriedades de cura para a doença da gota e venenos, de reforço da memória e a capacidade de proporcionar bons sonhos.

De acordo com o naturalista romano conhecido como Plínio, o Velho, a ametista poderia ser utilizada como forma de proteção contra a feitiçaria.

Seria assim desde que na pedra estivessem gravados os símbolos da Lua e do Sol e que a mesma fosse pendurada no pescoço com penugens de certas aves.

Leia também:

Tatuagens Significados Ametista


Ametista

Fique Sabendo?


Exigências aos profissionais tatuadores

Os tatuadores possuem contato direto com as agulhas e equipamentos que são usados na tatuagem. Por isso, devem seguir recomendações necessárias para poderem manusear os equipamentos com segurança.

Eles precisam estar vacinados e equipados com elementos de segurança (como luvas e máscara). Também está vedado aos tatuadores dar indicação de quaisquer medicamentos aos clientes, já que não têm licenciamento médico ou farmacêutico.

Seguir as normas garante maior segurança para o tatuador e o tatuado. Elas funcionam para evitar alergias, infecções e riscos iminentes de más práticas de higiene. Comprometer-se em mantê-las corretamente mostra profissionalismo e respeito pelo seu público, pois assegura o bem-estar dele.

Com uma boa conduta frente às legislações e protocolos do seu estabelecimento, seguindo as normas da Anvisa, você terá um nome bem-visto pelo mercado. Isso é fundamental para ganhar clientela, que preza pela segurança ao se tatuar.


Porque não se deve fazer tatuagem?

Os riscos das estão principalmente associados com o fato de algumas tintas possuírem substâncias que, apesar de serem regulamentadas pela ANVISA, podem ser classificadas como medicamentos, nem cosméticos, o que dificulta sua regulamentação e estudos.

As pessoas também perguntam por: Principais riscos da tatuagem para a saúde


Como ocorre a transmissão do vírus da Hepatite B e C?

As Hepatite B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado presente em objetos que são compartilhados como: agulhas, alicates de cutícula, aparelhos de barbear. O uso de material não descartável ou não esterilizado adequadamente na colocação de piercings, realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos e odontológicos também pode transmitir Hepatite B e C. A Hepatite B é também uma infecção sexualmente transmissível (IST). As Hepatites B e C também podem ser transmitidas da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto, o que chamamos de Transmissão Vertical.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.