Aya: conheça o significado do símbolo africano

O símbolo Aya faz parte de um conjunto de símbolos africanos conhecidos como Adinkra e está relacionado a resistência e superação.

As formas da imagem foram desenhadas com o objetivo de lembrar uma samambaia, uma planta muito antiga que cresce nos locais mais adversos e que, por isso, é usada como símbolo de força e perseverança.
Aya Conheca O Significado Do Simbolo Africano

Os símbolos africanos Adinkra e o significado de Aya

Os símbolos Adinkra, 48 no total, fazem parte da cultura Akan, que prevalece em países como Costa do Marfim, Togo e Gana. O Aya, assim como outros símbolos Andrika, são muito utilizados em tatuagens e também em tecidos e cerâmicas típicas desses países africanos.

Aya Conheca O Significado Do Simbolo Africano

Tatuagem do símbolo Aya. Imagem: Instagram/@laurenptattoos

Aya Conheca O Significado Do Simbolo Africano

Símbolo Aya em tecido. Imagem: Pinterest

A simbologia da Aya se refere a ideia de superação e perseverança. O símbolo é representado por uma imagem que lembra a samambaia. Por causa da sua condição de resistir a solos secos e falta de água, a planta é conhecida por sua capacidade de adaptação a condições adversas.

E é exatamente a este significado que o Aya está associado: alguém que passou por grandes desafiou e venceu cada um deles, alguém que é capaz de florescer nos sólidos mais áridos. O símbolo também traz em si a ideia de coragem e ousadia, independente das circunstâncias.

Gostou de saber sobre o símbolo Aya? Veja aqui o significado de outros símbolos Adinrka.

Tatuagens Significados Aya: conheça o significado do símbolo africano


Aya: conheça o significado do símbolo africano

Fique Sabendo?


Pode fazer atividade física depois de fazer tatuagem?

Como você já deve imaginar, não é recomendado ir para academia depois de fazer uma tattoo. … Isso fará com que os riscos da sua tattoo possam vir a estourar, sendo assim, irá deformar o desenho da sua . Aconselhamos que você fique pelo menos 2 dias sem ir à academia ou praticar qualquer esporte de impacto.

As pessoas também perguntam por: Quem fez Tatuagem pode ir a Academia? Entenda!


O CMVS possui validade?

Para atividade de Tatuagem e Piercing, a Licença de Funcionamento Sanitária, junto ao Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS), não possui validade. Uma vez concedida, se não houver nenhuma alteração de endereço, de responsável legal, ou fechamento do estúdio de tatuagem não é necessário protocolar nenhuma alteração junto ao CMVS.


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.