Baleia

A baleia é um símbolo do renascimento e do poder do mar.

Graças à história bíblica de Jonas, a baleia é também um símbolo do útero, da renovação, da regeneração e da vida nova.

Na cultura Maori o seu simbolismo está ligado à abundância e à fartura.

Baleia

Nas culturas da África, da Lapônia e da Polinésia, a baleia faz parte do mito iniciático da criação do mundo.

No litoral do Vietnã os ossos das baleias que morrem encalhadas são recolhidos e viram objeto de culto.

Considerada a rainha do mar, os pescadores tem imensa devoção pelas baleias porque elas guiam os barcos para encontrarem cardumes e os ajudam a escapar dos naufrágios.

O mito de Jonas e a Baleia

A história de Jonas encontra-se no Antigo Testamento.

Jonas é engolido pela baleia por desobedecer as ordens de Deus e o período que permanece no interior do enorme peixe é marcado pela obscuridade, pela angústia e pelo medo.

Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. (Jonas 1:17)

Quando se arrepende e pede perdão a Deus, consegue obter a liberdade e escapar de lá.

Inicia-se então um período de ressurreição, de renovação, de novo nascimento e de confirmação da fé.

Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca. (Jonas 2:10)

Tatuagem de Baleia

As tatuagens de baleia costumam ser muito pedidas nos estúdios porque remetem ao imaginário do mar e da liberdade.

Nesse contexto são tatuadas imagens de espécies de baleias distintas, mas que, de modo geral, simbolizam a criatividade e o renascimento.

Baleia

Baleia

Descubra também a simbologia de outros animais marinhos:

Tatuagens Significados Baleia


Baleia

Fique Sabendo?


É proibido aos dermopigmentadores, tatuadores e piercings a prescrição e administração de quaisquer medicamentos via oral, injetável ou tópica.

Deverá existir um protocolo prevendo o encaminhamento para serviços de saúde em casos de acidentes e/ou reações alérgicas e infecção de clientes, bem como para atendimento em caso de acidente com exposição a material biológico.


Esterilização e descarte de materiais

Para realizar esse processo, é requisito dispor de uma área destinada apenas à esterilização e assepsia dos materiais. Os jatos, pinças e peças da máquina de tatuagem precisam ser higienizados em autoclave. Após a limpeza, devem permanecer lacrados e serem abertos apenas na presença do cliente.

Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. É vedada a reutilização desses materiais. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhido para sua incineração.


Qual a sensação de tatuar?

Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um escaldão, parece que se está a ser picado por uma abelha, um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante.

Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento.

Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incomodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensava”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.