Basilisco: animal mitológico
A criatura mitológica com o nome de basilisco, muitas vezes identificada com a cabeça de um pássaro e o corpo de uma serpente, simboliza luxúria, doença e traição.

É um ícone do medo, com capacidade de matar à distância com o seu olhar e seu hálito venenoso.
Simbolismo do Basilisco na Bíblia e na Idade Média
Na Idade Média, se tornou um símbolo do mal e da destruição, é dito que ele nasceu do ovo de um galo velho, chocado por uma serpente ou sapo.
No cristianismo medieval e na arte cristã é considerado o anticristo, símbolo do mal e da manifestação do diabo. Foi identificado com o ser mitológico cocatrice em menções ocasionais no livro bíblico de Isaías.
‘’Vocês, filisteus, todos vocês, não se alegrem porque a vara que os feria está quebrada! Da raiz da cobra brotará uma víbora, e o seu fruto será uma serpente veloz.’’ (Isaías 14:29)
Significado do Basilisco e Origem na Mitologia
Seu nome provém do grego basilískos, o qual significa ‘’pequeno rei’’, pois essa criatura é considerada o rei das serpentes.
Segundo o naturalista romano, Plínio ‘’o Velho’’, esse animal possui não mais que trinta centímetros de comprimento e uma marcação branca na cabeça, que parece uma coroa.
Também aparece em algumas lendas com asas e garras de um galo e corpo de um réptil.
Em alguns mitos é dito que a única forma de caçá-lo é utilizando um espelho para que o basilisco consiga ver o seu próprio reflexo e acabe morrendo com o seu terrível olhar.

”O basilisco e a doninha”, de Marcus Gheeraerts the Elder. A doninha era um dos únicos animais, segundo algumas lendas, que conseguia enfrentar o basilisco.
Trazendo para os fatos reais, é importante salientar que com o descobrimento do mundo natural, muitas espécies de cobras foram descritas como seres maléficos e nocivos.
Simbologia do Basilisco na série Harry Potter
Na saga ”Harry Potter”, esse ser mitológico simboliza poder, morte, destruição e longevidade. É bem maior do que nas lendas medievais, podendo alcançar até quinze metros, apresenta uma pele de cobra verde e vívida.
Seus olhos são de um fogo intenso e penetrante, capaz de matar a quem olhar diretamente, além de que consegue viver por muitos anos. O basilisco que aparece no filme tem aproximadamente mil anos.

Ele também possui o poder de petrificar as pessoas, caso elas o olhem indiretamente. Seu veneno é extremamente perigoso, podendo matar em alguns minutos, o único antídoto são as lágrimas de uma Fênix.
A primeira aparição dessa criatura foi no filme ‘’Harry Potter e a Câmara Secreta’’ (2002).
Outras simbologias do Basilisco
Para a cidade de Basileia, na Suíça, esse ser mitológico é um símbolo tradicional do local, fazendo parte da heráldica e estampando, em forma de estátua, vários pontos da localidade.

Um Basilisco em forma de estátua na cidade de Basileia by Andreas Schwarzkopf
Na alquimia, o basilisco simboliza a força e o poder destrutivo do fogo, capaz de decompor materiais e transformar os metais.
O artigo foi interessante para você? Esperamos que sim! Aproveita para ler outros:
Tatuagens Significados Basilisco: animal mitológico
Basilisco: animal mitológico
Fique Sabendo?
Cuidados que devem ser seguidos depois de fazer uma tatuagem
Onde devem ser descartados os materiais com fluidos sanguíneos ou saliva? Lixo comum?
Quem não pode fazer tatuagem?
As pessoas também perguntam por: Tatuagens podem causar alergias e doenças? Veja mitos e verdades