Basilisco: animal mitológico

A criatura mitológica com o nome de basilisco, muitas vezes identificada com a cabeça de um pássaro e o corpo de uma serpente, simboliza luxúria, doença e traição.

Basilisco

É um ícone do medo, com capacidade de matar à distância com o seu olhar e seu hálito venenoso.

Simbolismo do Basilisco na Bíblia e na Idade Média

Na Idade Média, se tornou um símbolo do mal e da destruição, é dito que ele nasceu do ovo de um galo velho, chocado por uma serpente ou sapo.

No cristianismo medieval e na arte cristã é considerado o anticristo, símbolo do mal e da manifestação do diabo. Foi identificado com o ser mitológico cocatrice em menções ocasionais no livro bíblico de Isaías.

‘’Vocês, filisteus, todos vocês, não se alegrem porque a vara que os feria está quebrada! Da raiz da cobra brotará uma víbora, e o seu fruto será uma serpente veloz.’’ (Isaías 14:29)

Significado do Basilisco e Origem na Mitologia

Surgindo nas descrições de animais chamada de bestiário, ligado ao folclore europeu medieval, e em relatos da antiguidade, esse ser recebeu características diversas.

Seu nome provém do grego basilískos, o qual significa ‘’pequeno rei’’, pois essa criatura é considerada o rei das serpentes.

Segundo o naturalista romano, Plínio ‘’o Velho’’, esse animal possui não mais que trinta centímetros de comprimento e uma marcação branca na cabeça, que parece uma coroa.

Também aparece em algumas lendas com asas e garras de um galo e corpo de um réptil.

Em alguns mitos é dito que a única forma de caçá-lo é utilizando um espelho para que o basilisco consiga ver o seu próprio reflexo e acabe morrendo com o seu terrível olhar.

Basilisco

”O basilisco e a doninha”, de Marcus Gheeraerts the Elder. A doninha era um dos únicos animais, segundo algumas lendas, que conseguia enfrentar o basilisco.

Trazendo para os fatos reais, é importante salientar que com o descobrimento do mundo natural, muitas espécies de cobras foram descritas como seres maléficos e nocivos.

Por exemplo, foi dito que a cascavel conseguia matar com o olhar. Já a cobra asiática é considerada um réptil mortal e que deixa seu rastro de desastre.

Simbologia do Basilisco na série Harry Potter

Na saga ”Harry Potter”, esse ser mitológico simboliza poder, morte, destruição e longevidade. É bem maior do que nas lendas medievais, podendo alcançar até quinze metros, apresenta uma pele de cobra verde e vívida.

Seus olhos são de um fogo intenso e penetrante, capaz de matar a quem olhar diretamente, além de que consegue viver por muitos anos. O basilisco que aparece no filme tem aproximadamente mil anos.

Basilisco

Ele também possui o poder de petrificar as pessoas, caso elas o olhem indiretamente. Seu veneno é extremamente perigoso, podendo matar em alguns minutos, o único antídoto são as lágrimas de uma Fênix.

A primeira aparição dessa criatura foi no filme ‘’Harry Potter e a Câmara Secreta’’ (2002).

Outras simbologias do Basilisco

Para a cidade de Basileia, na Suíça, esse ser mitológico é um símbolo tradicional do local, fazendo parte da heráldica e estampando, em forma de estátua, vários pontos da localidade.

Basilisco

Um Basilisco em forma de estátua na cidade de Basileia by Andreas Schwarzkopf

Na alquimia, o basilisco simboliza a força e o poder destrutivo do fogo, capaz de decompor materiais e transformar os metais.

O artigo foi interessante para você? Esperamos que sim! Aproveita para ler outros:

Tatuagens Significados Basilisco: animal mitológico


Basilisco: animal mitológico

Fique Sabendo?


O que acontece quando a tattoo não pegou a tinta?

Agulha de tamanho errado Quando isso acontece e temos muita experiência é um dos fatores que pode fazer com que a biqueira solte a . Se agulha estiver muito justa, além de soltar a , ela pode travar na biqueira e consequentemente colocar em risco o resultado do trabalho.

As pessoas também perguntam por: Por que muitas vezes a tinta de tatuagem não desce na biqueira?


É proibido aos dermopigmentadores, tatuadores e piercings a prescrição e administração de quaisquer medicamentos via oral, injetável ou tópica.

Deverá existir um protocolo prevendo o encaminhamento para serviços de saúde em casos de acidentes e/ou reações alérgicas e infecção de clientes, bem como para atendimento em caso de acidente com exposição a material biológico.


Qual o procedimento para fazer assepsia da pele antes de tatuar, maquiagem e piercing?

A antissepsia da pele do cliente deve ser realizada primeiramente com água + sabão. Posteriormente aplicar antisséptico alcoólico (álcool a 70% ou PVPI alcoólico). No caso de implantação de piercings em região de mucosa bucal/genital realizar a antissepsia com clorexidina aquosa.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.