Bodas de Ouro

Bodas De OuroQuem celebra 50 anos de casados comemora bodas de ouro.

Significado

Esta celebração é extremamente importante por seu significado de longevidade. Representa meio de século de vida a dois, que possivelmente gerou filhos e agora, provavelmente, já deve ter frutificado em netos e na solidificação de bens comuns.

Para simbolizar uma data de tamanha magnitude, o material eleito é o ouro, um metal duradouro e precioso.

Este objeto já representou a riqueza de muitas nações e pessoas, e provoca verdadeiras “corridas” onde é achado. Por isso, nada mais justo que seja o símbolo escolhido dessa festa.

O ouro também significa, em muitas tradições, o masculino, por remeter à cor do sol. Assim, o ouro ressalta o lado ativo e conquistador do casal, pois a força é um poder tradicionalmente atribuído aos homens.

Origem

A palavra boda vem do latim “voto”, e recorda o compromisso assumido pelos nubentes no dia do seu casamento. Desta maneira, as bodas servem para lembrar os esposos, as promessas que fizeram dia do seu matrimônio.

A ideia de comemorar as bodas surgiu na Alemanha quando era costume presentear os casais longevos com uma coroa de prata, pelos 25 anos de união; e de ouro, pelos 50 anos de casamento.

Mais tarde, se propôs associar um material para cada ano de aniversário de união cumprido pelo casal. Então, surgem as bodas de papel, de madeira, de metal e muitas outras.

Tatuagens Significados Bodas de Ouro


Bodas de Ouro

Fique Sabendo?


Esterilização e descarte de materiais

Para realizar esse processo, é requisito dispor de uma área destinada apenas à esterilização e assepsia dos materiais. Os jatos, pinças e peças da máquina de tatuagem precisam ser higienizados em autoclave. Após a limpeza, devem permanecer lacrados e serem abertos apenas na presença do cliente.

Os itens descartáveis, como algodões, agulhas, máscaras de segurança, papel e lâminas depilatórias, vão para o lixo ao final de cada tatuagem. É vedada a reutilização desses materiais. Esse lixo deve ser colocado em caixas apropriadas e, posteriormente, recolhido para sua incineração.


Quais registros meu estabelecimento deve ter para funcionar?

Os estabelecimentos que pretendam comercializar produtos para tatuagem, como as tintas, máquinas, agulhas e recipientes para pigmentos, devem possuir Licença de Funcionamento Sanitária emitida pela COVISA, como comércios atacadistas de produtos para saúde.

Os requisitos de área física e documentais necessários para esta atividade encontram-se no site da COVISA, clique aqui para acessar.

Estes estabelecimentos devem dispor também de Autorização de Funcionamento de Empresa – AFE emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, conforme instruções da Resolução RDC 16 de 01/04/2014.


Os grandes medos

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue! O primeiro é facilmente resolvido – basta fazer a tatuagem num local onde não está a assistir ao processo ou então não olhar; quanto ao segundo, é muito raro alguém sangrar ao ser tatuado, a não ser que tenha bebido álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes. Para além disso, as agulhas apenas penetram poucos milímetros da pele e, ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa vezes sem conta a área de trabalho.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.