Bóia

BoiaA bóia está muito presente no contexto marítimo, assim como a âncora e a bússola, e é um símbolo aquático de segurança. A bóia simboliza proteção e salvação.

Simbologias de bóia

A bóia faz parte do universo naval, é um objeto flutuante, geralmente feito de plástico inflável, de isopor ou de cortiça, e tem como finalidade demarcar um percurso, sinalizar trechos de navegação mais perigosos, ou evitar que pessoas se afoguem ou coisas se afundem. Por este motivo, a bóia simboliza proteção, direção, segurança e salvação.
Quando ancorada, a bóia sinaliza o caminho seguro, uma direção a seguir. Já a bóia presa ao barco, usada como objeto de segurança, significa também salvação.

O significado simbólico de bóia também possui conotações femininas, representando a proteção do colo e mesmo do útero materno.

Tatuagens Significados Bóia


Bóia

Fique Sabendo?


No caso de piercings qual a maneira adequada para esterilizar as joias e pinças?

Para a esterilização de joias e pinças, o serviço deve seguir o orientado pelo Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde/MS


Qual a importância do CMVS para os tatuadores e como conseguir o cadastramento?

CMVS (Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde)

Os serviços de aplicação de tatuagem e piercing são de interesse da saúde. Portanto, é importante que as Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios conheçam esses estabelecimentos para que possam realizar ações de fiscalização e de orientação de práticas seguras para que as medidas de biossegurança necessárias, na realização dos procedimentos, sejam adotadas e os procedimentos em questão sejam realizados com baixo risco à população usuária e aos profissionais atuantes no segmento.

O cadastramento é simples e não possui qualquer taxa. Todas as informações necessárias estão disponíveis no site da COVISA – Coordenadoria de Vigilância em Saúde.


Alimentos para evitar após tatuar

Os alimentos remosos que devem ser evitados durante um processo de cicatrização incluem:

Refrigerantes e sucos prontos;
Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados;
Fast food;
Carne de porco e carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame;
Doces, biscoitos recheados, bolos, massas prontas para bolos, chocolates, barras de cereal;
Macarrão instantâneo, caldo de carne em cubo, comida pronta congelada, sorvetes;
Bebidas alcoólicas.

O consumo excessivo destes alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele. O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por 1 semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem, por exemplo.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.