Boneco Daruma

O boneco Daruma é um dos mais importantes símbolos japoneses, sendo considerado um amuleto, símbolo de sorte e perseverança.

Boneco Daruma

Ele faz referência à Bodhidharma (também se escreve Bodidarma), um monge indiano nascido em 483 d.C. conhecido por ser o fundador do Zen Budismo na China.

Vale lembrar que a palavra Dharma significa em sânscrito o caminho para a verdade suprema.

Além de serem usados na decoração, os bonecos Daruma também são oferecidos a quem deseja fazer um pedido ou servem de brinquedos para as crianças.

Eles são, para os entusiastas da cultura oriental, uma espécie de amuleto e talismã.

Características do Boneco Daruma

O boneco Daruma costuma ter entre 6 a 75 centímetros e é feito artesanalmente de madeira com auxilio de papel machê.

Oco, arredondado e sem braços nem pernas, o formato do boneco faz referência à silhueta do monge que teria ficado meditando sentado com os braços e pernas encolhidos e paralisados dentro do manto. Tal posição, anos a fio, fez com que os membros atrofiassem.

A posição arredondada permite que o boneco nunca tombe e está relacionada ao conceito da paciência e da perseverança e ao provérbio japonês:

“Caia 7 vezes, levante-se 8”.

Cor do Boneco Daruma

Os bonecos Daruma são sempre vermelhos porque fazem referência ao manto de um sacerdote.

A cor também está relacionada à sorte e é reconhecida por afastar o mau olhado.

Saiba também sobre o Significado da Cor Vermelha.

Olhos do Boneco Daruma

Vale sublinhar que os olhos do boneco Daruma não têm pupilas, nem cílios. A história conta que Bodhidharma permaneceu durante nove anos sem se mover ou fechar os olhos dentro de uma caverna.

Para não cair no sono, ele teria cortado (ou arrancado, não se sabe ao certo) as suas próprias pálpebras, por isso, o boneco não as tem. Por esse motivo, ele é símbolo de persistência e perseverança.

Em versões mais detalhadas, as sobrancelhas do boneco Daruma representam as aves, e a barba estaria relacionada à casca da tartaruga.

Boneco Daruma

Leia mais sobre outros Símbolos Japoneses.

A tradição do Daruma

Reza a lenda que o boneco Daruma é vendido sem os olhos pintados. Quem recebe pode fazer um pedido e pintar um dos olhos com tinta preta, quando alcança a graça, o dono do boneco Daruma deve pintar o outro olho do boneco.

Boneco Daruma

Os olhos esquerdos são pintados enquanto se faz um desejo, e os olhos direitos são pintados quando o desejo é concedido.

É importante que o boneco seja recebido de presente e jamais comprado diretamente pela pessoa que deseja fazer o pedido.

Há quem escreva o desejo no verso do boneco, no lugar onde estaria situado o coração.

O hábito é deixar o boneco visível para que a pessoa se lembre sempre do pedido que fez e corra atrás do seu desejo.

Quando o pedido é realizado, após a pintura do segundo olho, costuma-se queimar o Daruma. O ideal é incendiá-lo no final do ano no templo como forma de transmitir gratidão.

Boneco Daruma

Saiba mais sobre a simbologia do Olho.

A produção do boneco Daruma

Desde o século XVII a cidade de Takasaki (na província de Gunma) é a maior produtora de bonecos Daruma do país.

A região, formada por agricultores, tem até um templo dedicado ao monge.

No templo Shorinzan Daruma, situado em Takasaki, há um museu exclusivamente dedicado aos bonecos:

Boneco Daruma

Todos os bonecos Daruma são feitos artesanalmente, a mão, um a um.

Os moradores de Takasai eram originalmente, na sua maioria, agricultores e viam no boneco uma espécie de amuleto para se alcançar as boas colheitas.

Leia mais sobre Amuleto.

A versão feminina do boneco Daruma

Geralmente oferecida pelos pais para protegerem os bebês, as versões femininas dos boneco Daruma também são feitas artesanalmente e ficaram conhecidas como Hime Daruma.

Boneco Daruma

Conheça também sobre a simbologia do Maneki Neko, o gato japonês da sorte.

Tatuagens Significados Boneco Daruma


Boneco Daruma

Fique Sabendo?


Como o corpo reage a tatuagem?

O pigmento se fixa nas células da derme, que é formada por tecido conjuntivo. Esse tecido faz com que a derme seja mais estável do que a epiderme. Assim, a tinta da tatua- gem permanece no lugar, sem se dispersar para outras partes do . Essa invasão do causada pelos pigmentos é bem difícil de se reverter.

As pessoas também perguntam por: TATUAGEM: PENSE BEM ANTES DE FAZER UMA!


Profissionais que trabalham informalmente em suas residências, os procedimentos de higiene são os mesmos?

Não há diferenciação alguma para os profissionais que trabalham em suas residências, uma vez que o risco sanitário está atrelado às práticas realizadas pelos tatuadores e body piercing e não pelo local de trabalho.

Portanto, para que o profissional possa proceder com a aplicação de tatuagem e piercing no ambiente domiciliar, é necessário que a estrutura e os procedimentos realizados sigam todas as medidas de controle de risco e de infecção descritas pela Referência Técnica para o Funcionamento de Serviços de Tatuagem e Piercing – ANVISA, 2009.

Mesmo nesses casos é necessária a solicitação de Licença de Funcionamento Sanitária, o CMVS, como MEI, devendo ser franqueado/ autorizado o acesso das Autoridades Sanitárias, nos casos de inspeção sanitária para liberação da licença


Por que devem utilizar apenas material descartável, esterilizado e produtos com registro na ANVISA?

Os materiais utilizados em tatuagem, pelo contato direto com o sangue durante o procedimento, devem ser descartáveis ou esterilizados.

Todos oferecem risco à saúde e, devido a isso, necessitam atender normativas específicas para garantir a segurança na sua utilização, principalmente por se tratar de produtos implantáveis, como as tintas de tatuagem, as quais são classificadas como Alto Risco, do mesmo modo que os marca-passos e os implantes ortopédicos.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.