Candelabro

O candelabro é frequentemente visto como um símbolo religioso ligado à luz espiritual, à semente de vida e de salvação.

Candelabro

Os candelabros podem ter diversos números de braços e, além de ser um objeto decorativo, costuma estar relacionado às crenças religiosas.

O candelabro na Bíblia

Existem dois textos bíblicos que fazem referências explícitas ao candelabro.Vejamos o primeiro deles, presente em Êxodo:

Farás também um candelabro de ouro puro… Depois farás sete lâmpadas que hão-de ser colocadas de maneira a iluminarem de frente. Os espevitadores e os vasos para os morrões serão de ouro puro. Empregar-se-á um talento de ouro pura na execução do candelabro e de todos os seus acessórios. Toma todas as providências para que o trabalho seja executado segundo o modelo que te mostrei neste monte. (Êxodo, 25, 31-33: 37-40)

A descrição situada em Êxodo é bastante específica e explicativa. Nela, vemos as instruções dadas para ser elaborado um candelabro feito exatamente à vontade de Deus.

As ordens dadas por Deus à Moisés são claras e diretas: o material que deve ser usado, de que maneira a peça deve ser construída e qual é o modelo para a confecção da obra.

Somente artesãos ungidos pelo Espírito Santo e altamente qualificados poderiam elaborar a preciosa peça.

O único detalhe que não fica claro na instrução é o tamanho que o candelabro deve ter, deixando as dimensões da obra a cargo do artesão.

O segundo trecho presente na Bíblia que narra ao pormenor o candelabro falará sobre a visão de Zacarias:

‘Eu vejo um candelabro de ouro. No alto tem um reservatório com sete lâmpadas em cima e ainda sete bicos para as lâmpadas. Junto dele, há duas oliveiras, uma à sua direita e outra à sua esquerda.’. Tomando a palavra eu disse ao anjo que me falava: ‘Que significam estas coisas, meu Senhor?’. O anjo que me falava respondeu: ‘Não sabes o que significam estas coisas?’ Eu disse: ‘Não, meu Senhor’. Então ele respondeu-me nestes termos: ‘Aqueles sete são os olhos do Senhor: eles vão por toda a terra.’ (Zacarias, 4, 1-14)

A visão do profeta está relacionada aos valores simbólicos: as sete lâmpadas são os olhos de Javé, que percorrem toda a terra e os dois ramos de oliveira são os dois bicos de ouro que distribuem o azeite significam o poder espiritual.

Leia mais sobre os Símbolos Religiosos.

O candelabro e a Menorá

Enquanto o candelabro é um castiçal sem um número necessariamente certo de braços, a menorá (ou menorah) é um candelabro de sete braços.

Ela é um dos principais símbolos judaicos e a sua luz representa a luz eterna da Torá, o livro sagrado para os judeus.

Candelabro

O número sete corresponderia aos sete planetas, aos sete céus. As sete luzes seriam também os olhos de Deus. Sete não seria um número à toa: ele era considerado como um número perfeito.

Símbolo da divindade e da luz que ela distribui entre os homens, a menorá foi muitas vezes utilizada como elemento decorativo pleno de significado para ornamentar sinagogas ou monumentos funerários judaicos.

Tradicionalmente as menorás estão sempre acesas porque simbolizam a existência de Deus.

Saiba mais sobre a simbologia do Número 7.

Uma curiosidade: o candelabro e a cultura celta

Na cultura celta, o “candelabro de valor” é uma expressão que se usa para chamar um guerreiro corajoso. É uma espécie de metáfora construída a partir da noção do brilho do guerreiro.

Conheça mais:

Tatuagens Significados Candelabro


Candelabro

Fique Sabendo?


As Hepatites Virais B e C são transmitidas através do compartilhamento de talheres e copos?

Não, as Hepatites Virais B e C não são transmitidas através do compartilhamentos de talheres, pratos, copos nem através de aperto de mão, abraço ou beijo.


Quais métodos devem ser utilizados para esterilização de materiais não descartáveis?

Para a esterilização de materiais não descartáveis, o serviço deve seguir o orientado pelo Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde/MS


Tatuagem mais probabilidade de dor:

Órgãos genitais ou próximo dos mesmos, Interior das coxas, Tornozelos, Pés, Mãos, Esterno (osso situado na parte anterior do tórax), Costelas, Peito (principalmente para os homens), Zona inferior das costas, Espinha dorsal, Cabeça, Qualquer zona da cara, Pescoço, Por de trás das orelhas, Axilas


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.