Cão: simbologias em diferentes culturas

O cão é um animal símbolo de fidelidade e companheirismo, que representa coragem, diversão, sociabilidade, lealdade, vigilância, inteligência e proteção.

Cao

Como o primeiro animal domesticado, ele apresenta grande relevância como um companheiro tanto doméstico quanto de trabalho dos seres humanos, principalmente por causa das suas habilidades de caça.

O simbolismo do cão na mitologia grega, egípcia e mesoamericana

Na mitologia grega o cão foi retratado em diversos mitos, com personagens como, Cérbero, o cão de três cabeças, que simboliza a proteção e o conhecimento secreto sobre a morte e a ressurreição. Ele é responsável por guardar a passagem que leva os mortos ao mundo dos espíritos.

Cao

Representação do Cérbero by Pinterest

Em outra lenda grega, o cão simboliza a caça, pois é retratado como a estrela Sirius, que, na verdade, eram cães de caça do caçador Órion.

Na civilização egípcia o cão era usado tanto como animal doméstico quanto de caça. A sua simbologia foi retratada principalmente com o deus Anúbis, que é representado com o corpo de um humano e a cabeça de um chacal.

O cão, assim como Anúbis, simboliza proteção e é responsável por guardar as portas sagradas e guiar os mortos até o mundo espiritual.

Cao

Representação do deus Anúbis by Pinterest

Nos mitos e no folclore mesoamericanos, o cão carrega o mesmo simbolismo de guiar as almas para o outro lado, por isso seus corpos eram encontrados enterrados com os de humanos. Acreditava-se que eles iriam atravessar os recém-mortos por um lago ou rio até o reino dos mortos.

Em muitas mitologias ancestrais, o cão aparece associado ao fogo, como aquele que roubou o segredo do fogo ou descobriu-o e revelou aos humanos. O simbolismo do cão representa um conhecimento da vida humana e do além vida.

Lado simbólico ruim do cão

Diferente da maioria dos países ocidentais, alguns países islâmicos consideram os cães impuros, anti-higiênicos e maus, de acordo com o Alcorão. Os muçulmanos evitam tocar no cachorro. Ele ganhou esse simbolismo por ser visto várias vezes comendo lixo.

Assim como o lobo, o cão apresenta um lado maléfico, sendo um animal impuro e diabólico, principalmente por conta da sua natureza impulsiva associada à voracidade sexual do homem.

Tatuagem de cachorro

Cao

Um dos animais mais populares em tatuagens são os cachorros, especialmente em tatuagens femininas.

Por ser considerado o melhor amigo do homem, muitas pessoas resolvem homenagear seus bichinhos de estimação com um desenho. O cão simboliza fidelidade, amor, lealdade e companheirismo.

Confere também:

Simbolismo do Gato

Tatuagens de Animais: 16 sugestões e suas simbologias

Tatuagens Significados Cão: simbologias em diferentes culturas


Cão: simbologias em diferentes culturas

Fique Sabendo?


Qual remédio tomar antes de fazer uma tatuagem?

É composta por xilocaína e prilocaína, apenas 2 gramas são indicadas em uma única aplicação, utilize cerca de uma hora de fazer a .

As pessoas também perguntam por: Xilocaína para tatuagem: pode usar?


Onde foram descobertas as primeiras tatuagens?

Os registros históricos afirmam que as realizadas em datas entre 4000 e 2000 a.C, e encontradas originalmente nos corpos de nativos de países como: Egito. Indonésia. Nova Zelândia.

As pessoas também perguntam por: Quer saber a História Completa sobre as Origens da Tatuagem? Quero!


Aplicação de tatuagem e piercing quais os riscos de contaminação cruzada?

As práticas de aplicação de tatuagem (denominadas de pigmentação definitiva da pele) apresentam procedimentos invasivos, ou seja, durante os procedimentos, a agulha penetra a pele e entra em contato com sangue e outros fluidos corporais. Com isso, corre-se o risco de transmissão de doenças que, muitas vezes, nem apresentam cura, como herpes ou até mesmo AIDS.

É claro que essa transmissão só acontece se as agulhas forem usadas em mais de uma pessoa ou se o material utilizado pelo profissional não for esterilizado, o mesmo acontece com a reutilização das tintas por clientes diferentes. Portanto, os profissionais de tatuagem e piercing necessitam do conhecimento específico de técnicas de antissepsia.

Ressalta-se que a contaminação cruzada ainda pode ocorrer pelo uso compartilhado do bastão usado para a transferência do desenho na pele, lâminas para a raspagem dos pelos e pela higienização inadequada ou Procedimentos insuficiente das bancadas de trabalho, onde ficam as ferramentas de trabalho do tatuador.

Outro cuidado que o profissional deve ter, para impedir a contaminação cruzada, é com a lavagem das mãos, no mínimo, antes e depois do procedimento realizado em cada cliente.

ATENÇÃO: Todo o material que penetre a pele do usuário e entre em contato com sangue deve ser descartável ou deverá passar por processo de esterilização, conforme o Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.