Cibele

CibeleCibele é a deusa-mãe (Magna Mater), dos mortos, da fertilidade, da natureza e da agricultura. Alguns a consideram “mãe de todos os seres”. A origem do seu mito advém da região centro-oeste na antiga Ásia Menor (Anatólia), denominada Frígia, atual Turquia. Assim, Cibele considerada a principal divindade Frígia, a “Mãe Montanha”, aquela que foi adorada nas montanhas da Frígia que ficou conhecida como o “Monte Cibele”.

Diante disso, Cibele representa a deusa das montanhas, das cavernas, das muralhas, das fortalezas, da natureza e dos animais selvagens, portanto, a criadora da humanidade. Seu culto se espalhou por diversos lugares, tornando-se uma figura presente em diferentes mitologias, principalmente na grega e na romana.

Para os gregos, Cibele era a encarnação de Reia, a deusa mãe, filha de Urano (céu) e de Gaia (terra). O culto de Cibele foi trazido da Frígia para Roma no século III a.C e, para eles, a deusa era adorada sob forma de pedra, uma vez que, segundo a lenda, ela nasceu de uma pedra negra lançada dos céus; ademais, estava associada à deusa romana Ops, deusa da terra, da natureza, da abundância e da fertilidade.

Cibele e Átis

Cibele apaixona-se por um jovem frígio muito belo, chamado Átis que se tornou seu consorte. Fez um pacto de castidade com ele, porém, Átis traiu sua amada com a ninfa Sangaride. Desiludida, Cibele deixa Átis louco e numa de suas manifestações de insanidade, ele resolve se mutilar (em alguma versões, ele se castra, cortando seu membro sexual).

Arrependida de sua ação, Cibele resolve transformá-lo num pinheiro, árvore que se tornou símbolo da imortalidade. Nesse ínterim, Cibele também esteve associada à divindade da vida, da morte, do renascimento e da ressurreição.

Representação de Cibele

Cibele é representada sentada com um vestido longo, coroa de torres, as quais representam as cidades que estão sob a sua proteção, um véu que cobre todo seu corpo. Além disso, surge com seus símbolos: o tímpano (tympanon: instrumento musical de percussão) ou tamboril; a cornucópia (vaso em forma de chifre, cheio de frutas e flores) que simboliza a fertilidade, a riqueza e a abundância; acompanhada de seu leão, símbolo de força e poder.

Em outras representações, seu carro é puxado por leões, o qual indica sua força dominadora, bem como sua função de guia da força vital. Em alguns casos, encontramos representações de Cibele sentada debaixo da árvore da vida, cercada de leões e flores, simbolizando a fertilidade e a abundância.

Tatuagens Significados Cibele


Cibele

Fique Sabendo?


Quantos dias deixar o papel filme na tatuagem?

Para grandes, a película deve ser mantida na pele por, no máximo, 24h. Após essas 24h, devemos lavar com sabonete neutro, secar e aplicar segundo pedaço da película, podendo de 48h até 5 .

As pessoas também perguntam por: Cuidados com a tatuagem – Cadê Amélia Estúdio de tatuagens …


Qual maneira adequada de limpar bancadas, macas e cadeiras utilizadas durante os procedimentos?

mobiliário e bancadas devem estar em bom estado de conservação, revestidos com materiais impermeáveis, de fácil limpeza, desinfecção e resistentes a produtos químicos.

As bancadas, macas e cadeiras devem passar por desinfecção, a cada utilização, ou seja, entre cada cliente.


Como as tatuagens eram feitas antigamente?

As primeiras feitas, principalmente, por meio do uso de instrumentos feitos de ossos e aplicação de tinta vegetal nas camadas mais superficiais da pele, numa técnica muito parecida com a Stick and Poke Tattoo, cada dia mais popular na atualidade.

As pessoas também perguntam por: Conheça a história da tatuagem e sua evolução


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.