Cruz Ansata

A Cruz Ansata, conhecida também pelo nome Ankh ou “a chave da vida“, “cruz da vida“, é um dos símbolos mais populares do Egito Antigo, sendo adaptada para diversas outras religiões, como, por exemplo, a cristã.

Como um símbolo da vida eterna, representa proteção, conhecimento, fertilidade, iluminação e a chave que conecta o mundo dos vivos com o mundo dos mortos.

Cruz Ansata

Simbolismo da Ankh na civilização egípcia

A origem desse símbolo é incerta e apresenta diversas teorias, o certo é que ele é um hieróglifo egípcio que significa “vida” ou “sopro da vida”.

A primeira teoria diz que a cruz ansata surgiu a partir da tira de uma sandália, com a alça superior ao redor do tornozelo. Até pelo fato dos egípcios usarem esse adereço diariamente.

Outra possibilidade é que ele teve origem a partir de outra figura egípcia, o tyet, chamado de “fivela da deusa Ísis”.

Ísis era a deusa egípcia da fertilidade e da maternidade, responsável por acompanhar os mortos para o além vida, devido a isso, tanto a ankh quanto o tyet remetem à fertilidade.

Cruz Ansata

Símbolo Tyet

É importante destacar que a associação do símbolo ankh com o simbolismo da cruz ou mesmo da cruz tau só veio a tona depois da ascensão do cristianismo no Egito.

Era dito que a parte oval do desenho representava Ísis ou o feminino e a parte debaixo, simbolizando a cruz tau, remetia ao Santo Antônio do Egito (um eremita cristão) e ao masculino.

Cruz Ansata

Cruz tau

Os egípcios antigos acreditavam que a ankh era uma espécie de chave para os portões da morte ou do reino dos mortos, até mesmo por pensarem que a vida após a morte era tão importante quanto a vida terrena.

O símbolo aparece em muitas pinturas, inscrições de tumbas, amuletos, com a deusa Ísis, os deuses Seth e Anúbis, entre outros. Ele é uma espécie de talismã para proteção, usado pelos egípcios.

Cruz Ansata

Deusa egípcia Ísis by The Yorck Project Gesellschaft für Bildarchivierung GmbH
Cruz Ansata
À esquerda o deus Anúbis e à direita o deus Seth by Jeff Dahl

A ankh também foi associada ao espelho, pois os egípcios acreditavam que este objeto possuía propriedades mágicas e que a vida terrestre era uma espécie de espelho da vida após a morte.

Você pode conferir mais informações sobre a deusa Ísis.

A Cruz Ansata no cristianismo

Com a ascensão do cristianismo no Egito, muitos cristãos coptas associaram a cruz ansata ao renascimento e à vida após a morte.

Ela simboliza a promessa de vida eterna feita por Jesus Cristo ao se sacrificar pela humanidade, representando também a imortalidade.

Simbologia da Ankh na wicca, na alquimia e no ocultismo

Na religião Wicca, ela é utilizada como um amuleto que simboliza imortalidade, proteção, fertilidade e reencarnação. Também é empregada em rituais e cerimônias, como, por exemplo, contra a negatividade e para atrair riquezas.

Na alquimia e no ocultismo, a cruz ansata é usada para representar o caminho da vida, simbolizando a transformação.

Tatuagem de Cruz Ansata

Cruz Ansata

Cruz Ansata

Esse símbolo é muito comum em tatuagens, principalmente feito por aqueles que adoram a cultura do Egito Antigo.

A ankh simboliza a chave da vida, o renascimento e a imortalidade. É um amuleto que era utilizado para a proteção e que pode ser marcado na pele por quem se identificar com o significado.

Normalmente ela é tatuada no braço ou na perna e pode vir acompanhada de outros símbolos, como, por exemplo, o Olho de Hórus.

Leia também:

Tatuagens Significados Cruz Ansata


Cruz Ansata

Fique Sabendo?


Tatuagem mais probabilidade de dor:

Órgãos genitais ou próximo dos mesmos, Interior das coxas, Tornozelos, Pés, Mãos, Esterno (osso situado na parte anterior do tórax), Costelas, Peito (principalmente para os homens), Zona inferior das costas, Espinha dorsal, Cabeça, Qualquer zona da cara, Pescoço, Por de trás das orelhas, Axilas


Cuidados que devem ser seguidos depois de fazer uma tatuagem

Após muita consideração e pesquisa, escolheu o seu desenho e a zona do corpo onde quisesse que ele fosse tatuado, chegou o grande dia e agora a tatuagem deixou de ser um sonho e passou a ser uma realidade à vista de todos. Para além de a admirar, existem vários e importantes cuidados que devem ser seguidos depois de fazer uma tatuagem, de forma a garantir a sua cicatrização e evitar qualquer tipo de infecção.


Porque não se deve fazer tatuagem?

Os riscos das estão principalmente associados com o fato de algumas tintas possuírem substâncias que, apesar de serem regulamentadas pela ANVISA, podem ser classificadas como medicamentos, nem cosméticos, o que dificulta sua regulamentação e estudos.

As pessoas também perguntam por: Principais riscos da tatuagem para a saúde


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.